Ouvindo...

Times

Nova proposta sobre dívida dos Estados será apresentada aos governadores na segunda (17)

A informação foi dada ao vice-governador Mateus Simões por Rodrigo Pacheco nesta quarta (12). Expectativa é que texto comece a tramitar ainda na semana que vem

O vice-governador, Mateus Simões (Novo), saiu satisfeito da reunião com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD). Segundo ele, Pacheco afirmou que vai apresentar aos governadores, na segunda-feira (17), uma nova proposta de renegociação da dívida dos Estados. Ainda de acordo com ele, o senador afirmou que a tramitação pode começar ainda na semana que vem. O serectário de Governo, Gustavo Valadares, também participou da reunião.

A expectativa de Simões é que a proposta aborde a renegociação da dívida de forma integral, como prometido por Pacheco. O texto será apresentado já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), não entregou o projeto que trata sobre o tema, sugerido por Pacheco desde o ano passado. Com a demora do ministro Fernando Haddad em apresentar uma alternativa, o próprio presidente do Senado decidiu apresentar o texto. A proposta de Pacheco prevê transferências dos valores à Conta Única do Tesouro Nacional, a título de amortização extraordinária do saldo devedor, e dos créditos líquidos e certos dos estados para com o setor privado para o abatimento de dívidas, mediante encontro de contas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais