Ouvindo...

Novo SUV elétrico da BYD consegue subir os morros de BH? Fizemos o teste

O veículo tem autonomia combinada de 356 quilômetros, 177 cavalos de potência e chega a 100 km/h em menos de 8 segundos.

A BYD lançou neste mês de setembro o seu novo modelo SUV, o Yuan Pro. O modelo é o mais novo atrativo da marca para transformar o Brasil no maior mercado da montadora fora da China. O veículo tem autonomia combinada de 356 quilômetros, 177 cavalos de potência e chega a 100 km/h em menos de 8 segundos.

Para marcar a chegada do Yuan Pro em Belo Horizonte, a BYD Carbel convidou a Itatiaia para participar de um evento neste sábado (14) e fazer o test drive do modelo (ou “eletric drive”, como eles preferem chamar). A reportagem aceitou o convite e decidiu ir além, desafiando o Yuan Pro a encarar os morros tão íngremes da capital mineira.

Iniciamos o trajeto na concessionária BYD Carbel Savassi, na avenida Nossa Senhora do Carmo, e seguimos para o Belvedere, passando pela rua professor Rodrigues Seabra e pela avenida Eurico Gaspar Dutra. Essas duas vias normalmente exigem que os veículos a combustão reduzam para a terceira ou até segunda marcha. No caso do veículo 100%, que possui torque instantâneo e “só vai pra frente e para trás”, os morros não foram grandes desafios. O veículo subiu tranquilamente essas duas vias e ainda “pressionou” os carros que estavam na frente.

No caminho de volta, o Yuan Pro ainda aproveitou as ladeiras para regenerar parte da bateria. Tudo isso com muito silêncio, não só por conta do motor que praticamente não faz barulho como também pelo isolamento acústico, que impede que os ruídos produzidos pela “buraqueira” do asfalto incomode os ocupantes. Só o que se ouve é a rotação dos pneus e o barulho do ar condicionado.

Leia também

Mais detalhes do BYD Yuan Pro

O BYD Yuan Pro tem preço sugerido de R$ 182,9 mil, o que o coloca na mesma categoria de valor do VW Taos e do Jeep Compass. A plataforma usada no veículo é a 3.0, empregada nos outros modelos da marca. Porém no BYD Yuan Pro a plataforma foi melhorada para oferecer mais espaço interno aos ocupantes (principalmente no banco traseiro).

Ainda falando da estrutura, o veículo tem mais de 80% da sua carroceria feira de aço de alta resistência, proporcionando segurança aos pilotos.

O veículo também investe em comodidade para atrair o público. O veículo possui um raio de giro menor e um sistema de câmeras 360⁰ e sensores que ajuda os pilotos a manobrar de forma mais fácil (ideal para quem luta para conseguir uma vaga de estacionamento em Belo Horizonte.)

A central multimídia é um verdadeiro tablet de 12 polegadas com assistente virtual e sistema de gestos que ajuda o condutor a controlar o seu carro sem desviar a atenção da rodovia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais