Ouvindo...

Times

Google cria alerta para exibição de dados na busca; saiba como ativar

Funcionalidade foi lançada em 2022, mas só chegou ao Brasil neste ano; ela permite registrar os dados que serão monitorados.

O Google apresentou uma nova funcionalidade para o Brasil durante o evento Google For Brasil 2024, realizado nessa terça-feira (11), em São Paulo. Além do “modo ladrão”, que bloqueará a tela do celular automaticamente em casos de furto, a plataforma liberou um recurso que alerta caso os seus dados sejam exibidos na busca.

A funcionalidade foi lançada em 2022, mas só chegou ao Brasil neste ano. Ela é chamada de “Privacidade nos resultados sobre você" e permite registrar os dados que serão monitorados. Se algum deles cair na busca, é possível pedir a remoção. A informação é do g1.

O alerta está disponível neste link. Para ativá-lo, é preciso informar nome, endereço, telefone ou e-mail. Esses são os dados que o Google irá monitorar. Em breve, segundo a empresa, CPF, CNH e passaporte também serão monitorados.

O Google não consegue excluir dados que aparecem em outros sites, mas limita o acesso a eles.

Leia também

Como ativar o alerta?

Primeiro, é preciso acessar este link, ou clicar em sua foto no app do Google e selecionar “Privacidade nos resultados sobre você", ou clicar nos três pontos ao lado de um resultado de pesquisa.

Depois, basta clicar em “Começar agora”, adicionar os dados, como nome, endereço, telefone e e-mail; escolher por onde receber o alerta e salvar.

Após isso, o Google passará a procurar resultados que mostrem os dados registrados. Uma notificação será enviada pela empresa horas depois.

A lista enviada pela empresa mostrará os “resultados para analisar”. Cada um deles terá título e fonte do resultado e, assim, é possível remover os resultados da busca.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais