Ouvindo...

Times

Órbi Conecta e Fumsoft: parceria para reforçar empreendedorismo digital em Minas

Parceria entre hub e aceleradora, com sedes em Belo Horizonte, promete impulsionar crescimento do ecossistema de inovação do estado

O Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, e a Fumsoft, primeira aceleradora do estado com mais de 30 anos de experiência, anunciam uma parceria estratégica para fortalecer o ecossistema de inovação mineiro. A união visa fomentar a colaboração entre startups, empresas e demais agentes do setor, além de promover a atração de investimentos e o desenvolvimento de novos negócios de tecnologia e inovação. Entre as ações conjuntas planejadas, destaca-se o fomento do Minas Summit 2024.

O primeiro passo da parceria será a integração física da Fumsoft às instalações do Órbi Conecta, permitindo uma interação mais estreita entre as duas organizações e facilitando o encontro e a colaboração dos associados de ambas.

“O ecossistema de inovação de Minas Gerais tem um grande potencial de desenvolvimento e muito a contribuir com o setor a nível nacional. Para isso, é muito importante conectarmos todos os agentes do ecossistema do estado. Nossa união ao Órbi Conecta se dá nesse sentido, de ser um elo entre esses diversos agentes, e um momento oportuno para isso será no Minas Summit 2024, que é o maior evento de inovação corporativa do estado”, comenta Daniel Monteiro, presidente da Fumsoft.

Juntos, Órbi e Fumsoft pretendem apoiar o fortalecimento da comunidade San Pedro Valley, a mais importante comunidade de startups de Minas Gerais, que nasceu de forma orgânica em Belo Horizonte em 2011, e que tem o Órbi Conecta como seu ponto de encontro. As startups da Rede Órbi passam a contar com todos os benefícios oferecidos pela Fumsoft, como capacitações, desconto em convênios, benefícios e programas de internacionalização.

“A Fumsoft é uma das iniciativas de fomento à inovação, tecnologia e empreendedorismo digital pioneiras no país. A sua chegada para a Rede Órbi agrega valor ao nosso ecossistema, traz uma expertise construída ao longo de três décadas de trabalho e mais força para impulsionar Minas Gerais como um epicentro de inovação”, afirma a CEO do Órbi Conecta Dany Carvalho.

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais. Fundado em 2017 pela comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com três grandes empresas mineiras: Inter, MRV&CO e Localiza&Co, trata-se de um espaço para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporates, academia, investidores, iniciativas governamentais e forma novos talentos para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Os seus três pilares são o Órbi for Startups e o Órbi for Corporates e o Órbi Academy. A sede do Órbi Conecta fica em Belo Horizonte.

A Fumsoft é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, que desde 1992 atua na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), Qualidade, Negócios Internacionais, Projetos de P&D e Lei de Informática e Capacitações Empresariais. A Fumsoft promove uma permanente interlocução de organismos governamentais, agentes de financiamento, universidades, centros de pesquisa e demais entidades comprometidas com o fortalecimento e expansão do setor de tecnologia e inovação do estado.

Leia também

Radar Órbi Conecta

O Minas Summit, uma iniciativa da FCJ Group, do Órbi Conecta e do San Pedro Valley, destaca-se como um dos principais eventos de inovação corporativa no Brasil. Em sua segunda edição, foi expandido para dois dias, oferecendo uma programação ainda mais completa, com palestras, workshops e oportunidades de networking. Programado para 26 e 27 de junho, em Belo Horizonte (MG), a iniciativa vai reunir cerca de 300 painelistas em cinco palcos simultâneos. Estima-se a presença de mais de 1,5 mil startups e 8 mil visitantes em mais de 40 horas de conteúdo inspirador.

O evento contará com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas, Yazo, CRA MG, Governo de Minas, Codemge, além de outros nomes que serão anunciados em breve. Para acompanhar todas as novidades e ficar conectado com tudo o que vai acontecer, os interessados já podem baixar o aplicativo Minas Summit, disponível nas plataformas Android e iOS e acessar o site: www.minassummit.com.br.


Participe dos canais da Itatiaia:

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais