Ouvindo...

Previsão do tempo: BH tem sensação térmica negativa nesta sexta, horas antes de começar o inverno

Inverno começa nesta sexta-feira (20), às 23h42, hora de Brasília; região Oeste de BH registrou sensação térmica de −0,4 °C

Confira a previsão do tempo em Belo Horizonte.

Belo Horizonte registrou sensação térmica de −0,4 °C na região Oeste da capital, nesta sexta-feira (20), segundo a Defesa Civil. De acordo com o órgão, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima foi de 12,7 °C, a máxima estimada é de 25 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 35% à tarde.

Vale destacar, que o inverno de 2025 começa hoje às 23h42, pelo horário de Brasília. A estação se estende até o dia 22 de setembro e esta noite será a mais longa do ano. Conforme o Climatempo, a população do centro-sul do Brasil deve sentir que “o inverno existe”. Nos dois últimos dois anos, 2024 e 2023, o Brasil teve invernos quentes, com ondas de calor.

Confira as temperaturas mínimas registradas por regional: Barreiro: 15,2 °C, às 6h10. Centro-Sul: 12,7 °C, às 0h35. Oeste: 13,2 °C, com sensação térmica de −0,4 °C, às 6h. Pampulha: 14,1 °C, com sensação térmica de 15,9 °C, às 2h. Venda Nova: 12,8 °C, às 5h55.

Neste inverno, não teremos os impactos de fenômenos como El Niño ou La Niña. O oceano Pacífico Equatorial, na costa peruana, está com característica de neutralidade térmica, com temperatura próxima da média. Há uma tendência de resfriamento nesta região oceânica no segundo semestre, mas os efeitos desta diminuição da temperatura só será sentida no Brasil no fim do inverno e na primavera.

Um dos efeitos desse padrão frio é o de facilitar a formação de corredores de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil no fim do inverno, possibilitando a ocorrência de chuva. Agosto e setembro devem ter eventos de chuva em muitas áreas do interior do Sudeste e no Centro-Oeste por causa da passagem de frentes frias continentais e da formação dos corredores de umidade.

Temperatura no Brasil no inverno de 2025

Apesar da expectativa de mais dias frios do que nos invernos de 2024 e 2023, a tendência é de que a temperatura no fim da estação ainda fique acima da média em praticamente todo o Brasil. São esperados períodos com temperaturas bastante elevadas no Centro-Oeste e no Tocantins, especialmente em agosto e em setembro, mas não teremos episódios de calor intenso tão prolongados como no ano passado.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.