Ouvindo...

Betim lança ‘botão do pânico’ para vítimas de violência doméstica

Ao pressionar o dispositivo, mulher aciona automaticamente viatura; reconhecimento será pela localização do celular

Mulheres vítimas de violência doméstica e que tenham medida protetiva em vigor contra o agressor agora contam com um “botão do pânico” em Betim, na Grande BH.

O sistema vai funcionar assim: a mulher aciona o dispositivo em um aplicativo e, imediatamente, a viatura mais próxima da Guarda Municipal é enviada até o local. O reconhecimento se dará pela localização do celular da mulher.

Para acessar o aplicativo, basta procurar a Patrulha de Proteção à Mulher na sede da Guarda Municipal, localizada no 3° andar do Centro Administrativo de Betim. A interessada deve levar o documento de identificação e a medida protetiva vigente. A instalação do app é feita na hora e sem custos.

Leia também

Além de ter a localização da vítima, o sistema conta também com o número de telefone dela, uma foto da mulher e do suspeito de cometer violência doméstica. O secretário adjunto de segurança pública do município, Anderson Reis, afirma que o aplicativo vem para diminuir “a sensação de que as medidas protetivas não surtem efeito”.

Segundo ele, “o aplicativo vem para ser mais uma ferramenta que vai fazer com que a gente consiga, de fato, prender o autor de violência contra a mulher, caso haja”. O aplicativo já funciona na cidade de Paulínia, em São Paulo, e foi cedido gratuitamente ao município por meio de um Termo de Cessão de Tecnologia. “A Guarda Municipal já utiliza esse aplicativo lá e em contato conosco, se disponibilizou a deixar esse aplicativo em condições para que a gente pudesse utilizar”, detalha.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.
Leia mais