A Defesa Civil de Belo Horizonte acompanha, pelo Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE, a possibilidade de chuva forte no fim de semana. A informação está no alerta divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (4), com possibilidade de volume de chuva superior a 100 milímetros, somando os próximos dias, com raios e rajadas de vento, entre hoje e a próxima segunda-feira (7).
O grupo é formado por técnicos das secretarias municipais de Obras, Saúde, Assistência Social, Política Urbana, Segurança Pública e Governo, além de representantes da Urbel, Defesa Civil, SLU, Sudecap, BHTrans e Sumob, e acompanha permanentemente os efeitos das chuvas, avaliar riscos e definir medidas emergenciais para reduzir danos à população e à infraestrutura da cidade.
Confira a previsão para os próximos dias:
- Sexta-feira (4/4): 40 mm
- Sábado (5/4): 70 mm
- Domingo (6/4): 5 mm
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;⠀
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;⠀
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);⠀
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;⠀
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos;
Leia mais sobre a chuva:
Governo de MG alerta para fortes chuvas de até 80 mm em diversas regiões do estado; confira Defesa Civil Municipal divulga alerta de chuva de até 100 mm para BH; veja detalhes Alerta máximo de chuva: centro de desastres aponta duas cidades de MG Previsão do tempo: BH continua com clima ameno nesta sexta-feira (4)