Ouvindo...

Suspeito de tráfico que atropelou e matou morador de rua em BH vai continuar preso

Crime foi cometido em frente a um abrigo da prefeitura e a poucos metros de uma delegacia da Polícia Civil, no bairro Floresta, região Leste da capital mineira

A Justiça decidiu manter preso o homem que foi flagrado atropelando um morador em situação de rua no último sábado (29), no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte. O crime foi cometido em frente a um abrigo da prefeitura e a poucos metros de uma delegacia da Polícia Civil. A vítima, identificada como Gabriel de Oliveira da Silva, de 26 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu (relembre o caso no fim da matéria).

A decisão foi tomada neste domingo pelo juiz plantonista José Xavier Magalhães Brandão. No documento obtido pela Itatiaia, o magistrado argumenta que há provas suficientes do crime. O advogado indicado pela Defensoria Pública pediu a soltura do suspeito, argumentando que ele teria sigo esfaqueado momentos antes pelo morador em situação de rua, argumento esse que não convenceu aos militares.

Inicialmente, quanto ao pedido de relaxamento da prisão, entendo que não é o caso de acolhimento, e apesar de se tratar de questão afeta ao mérito, entendo que da narrativa constante nos autos, se de fato ocorreu uma lesão anterior, a resposta não parece ter sido imediata, de modo a caracterizar a legítíma defesa. Testemunhas teriam informado que o autuado observou por um momento o local, e somente depois acelerou seu veículo contra as pessoas ali presentes, vindo a atingir a vítima de forma fatal’, argumentou o juiz.

O juiz ainda cita o fato de que o autor já cometeu outros crimes e está cumprindo pena atualmente em liberdade condicional, tendo saído do presídio no fim de outubro de 2024: ‘Para além da reincidência do autuado, as circunstâncias do crime são de extrema gravidade, em que o flagranteado, na direção de veículo automotor, em local de grande circulação de pessoa, empreendeu alta velocidade e jogou o veículo contra a vítima, sem nenhuma chance de defesa, o atingindo de forma fatal, tudo a revelar a periculosidade do agente e o risco gerado pelo estado de liberdade dele, o que coloca em risco a ordem pública’.

O magistrado decidiu converter a prisão em flagrante para preventiva. Com isso, o suspeito deve continuar preso até julgamento ou até decisão contrária da Justiça.

Relembre o caso

Imagens de câmeras de segurança registraram a ação. O suspeito, que foi preso, acelera o Fiat Palio para cima dos moradores, atinge um e passa por cima de Gabriel de Oliveira da Silva, 26 anos, que morreu no local. A região da rua Conselheiro Rocha é conhecida pelo grande número de usuários de drogas, principalmente crack. Uma pessoa morreu.

À polícia, o suspeito alegou que estava na região comprando madeira quando foi cercado por moradores em situação de rua e atingido com dois golpes de faca. Por isso, disse que acelerou o carro para tentar fugir. Ao avaliar as imagens, a PM identificou que o atropelamento foi intencional. O motorista tem passagens por tráfico, consumo de drogas e homicídio.

Em entrevista à Itatiaia, o Cabo Kar afirmou que a versão do autor não condiz com as imagens das câmeras de segurança. O militar levantou duas hipóteses para a motivação do crime.

‘Como ali é um ponto de tráfico pode estar relacionado com algum acerto de contas, o irmão dele é traficante da região e pode ser alguma cobrança do irmão ou alguma dívida que ele tenha. Outra situação é que como ele já tem diversas passagens inclusive na região e já foi frequentador do próprio albergue, ele teve uma desavença no dia 16, pode ser algo que ele foi cobrar hoje’.

(Matéria em atualização)

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais