Moradores do bairro Serra, um dos mais tradicionais do lado Centro-Sul de Belo Horizonte, relatam aumento da sensação de insegurança na região. Dados obtidos pela Itatiaia nesta terça-feira (25) apontam nove ocorrências de assalto neste ano. Uma delas foi registrada nesse domingo (25) e impressiona pela brutalidade dos bandidos contra uma mulher que estava com uma criança.
O crime foi cometido em plena rua do Ouro, a mais movimentada do bairro, por volta das 19h, e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram a mulher, de 41 anos, aguardando para entrar em um apartamento, na esquina da rua Monte Sião. A vítima está com uma criança e, quando tira o celular da bolsa, dois bandidos atravessam a rua e um deles ataca a mulher pelas costas com um mata-leão. O golpe é tão forte que a vítima cai na calçada. Em seguida, o outro bandido pega o aparelho celular, que também caiu no passeio e os dois deixam o local correndo.Apavorada, a mulher abraça a criança, a segura no colo e deixa o local.
“Está cada vez mais frequente”, diz o executivo Thiago Camargo, morador da Serra há mais de 20 anos. Ele avalia que o policiamento no período noturno é ‘bastante ruim’.
O executivo considera que a falta de cuidado do poder público com o bairro também contribui para o aumento da violência. “A Serra está suja, pichada, mal iluminada, o asfalto é do século passado. No meu prédio, furtaram as luminárias da portaria ano passado”, disse.
📹imagem cedida à Itatiaia pic.twitter.com/ehR1aA3RRS
— Itatiaia (@itatiaia) March 25, 2025
Medo
Outra moradora, que também teve o prédio invadido recentemente, revela medo de sair de casa. “Tenho medo de sair já no fim da tarde! Não volto da academia a pé, que fica a quatro quarteirões da minha casa, depois das 17h. As ruas ficam desertas, muitas ruas ficam escuras. Estamos ouvindo falar do aumento de casos de assalto. Ano passado, entraram no meu prédio para roubar. Isso já é bem comum!”, lamentou moradora de 31 anos que preferiu não se identificar.
Suspeito identificado
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por intermédio do 22º Batalhão, disse que, logo que recebeu o chamado via 190 do roubo na rua do Ouro, iniciou as diligências no sentido de identificar os autores, prendê-los e recuperar os bens da vítima. Os policiais já identificaram um dos autores e estão trabalhando na identificação do segundo.
“Há de se considerar que o bairro Serra apresenta redução de roubos superior a 20%, comparando dados de 01/01/2024 até 24/03/2024 com o mesmo período do presente ano”, informou. Ainda assim, conforme a corporação, eles irão intensificar o policiamento na localidade.
A PM orienta que a comunidade acione o serviço de emergência policial, sempre, pelo telefone 190, diante da visualização de indivíduos em atitude suspeita.
A Polícia Civil investiga o caso.