Ouvindo...

BH e Betim não vão ampliar a idade para vacinação contra a dengue

Belo Horizonte e Betim não seguirão recomendação do Ministério da Saúde para expandir faixa etária da vacinação contra dengue devido à validade dos imunizantes

A recomendação do Ministério da Saúde de ampliar a faixa etária para vacinação contra a dengue não será adotada em algumas cidades da Grande Belo Horizonte.

A estratégia visa garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, expandindo a proteção contra a doença.

De acordo com as diretrizes do ministério, municípios que ainda não foram contemplados pela vacinação contra a dengue podem utilizar as doses para pessoas de 6 a 16 anos.

Para vacinas próximas ao vencimento, a recomendação é expandir a faixa etária até o limite especificado na bula, abrangendo indivíduos de 4 a 59 anos.

Situação em Belo Horizonte

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que a estratégia do Ministério da Saúde não se aplica à capital. As doses disponíveis na rede SUS-BH têm vencimento em junho de 2025, e a vacinação continua sendo aplicada no público de 6 a 14 anos de idade.

Betim mantém faixa etária atual

Em Betim, a situação é semelhante. Ana Paula Maceiro, referência técnica em imunização do município, afirmou que a vacinação contra dengue continuará apenas para a faixa etária entre 10 e 14 anos.

O município não se enquadra nos critérios para ampliar a imunização, pois as vacinas disponíveis têm validade a partir de julho de 2025.

A decisão de não expandir a faixa etária nessas cidades reflete a preocupação com o gerenciamento eficiente dos estoques de vacinas e a garantia de que os imunizantes sejam utilizados dentro do prazo de validade, mantendo sua eficácia na proteção contra a dengue.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Leia mais