O calorão vai firmar, e a chuva deve dar uma trégua até o próximo fim de semana em Belo Horizonte, conforme indicou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudemir de Azevedo nesta terça-feira (11). A capital mineira pode registrar até 32 °C.
Apesar das altas temperaturas, o meteorologista disse não haver previsão para novos recordes na capital mineira e no estado. A maior temperatura do ano registrada este ano foi de 34,4 °C em 21 de janeiro. O recorde da cidade ocorreu em 7 de outubro de 2020, quando os termômetros marcaram 38,4 °C.
No Norte e no Jequitinhonha, a máxima pode chegar 37 °C. Outros centros meteorológicos indicam para o início da atuação de uma onda de calor no estado, contudo, a previsão ainda não se confirmou no Inmet, segundo Claudemir.
No estado, segundo o especialista, há previsão de chuvas isoladas e de curta duração, típicas do verão, nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.
“A tendência para a segunda-quinzena de fevereiro de 2025 é de chuvas isoladas, especialmente, no Sul, Zona da Mata e Triângulo mineiro”, acrescentou.