A medida de cancelar o Carnaval foi adotada pelas prefeituras de Guapé, Guaranésia e Três Corações. Em todos os casos, as administrações defendem que o valor que seria utilizado na folia será revertido para melhorias na saúde, educação e reparos em vias rurais.
Guapé
Por meio de uma
Guaranésia
O
A nota também destacou que, desde novembro do ano passado, a cidade está em estado de emergência, o que permitiu a muitos moradores sacar o FGTS para aliviar os impactos econômicos. O decreto é válido até 1º de maio de 2025. Apesar do cancelamento do Carnaval, foram anunciados três novos projetos culturais, que terão início entre fevereiro e março de 2025:
- Tardezinha na Praça: Apresentações de artistas regionais, feira de artesanato e exposições culturais nas praças de Guaranésia e Santa Cruz da Prata.
- Estação de Talentos: Programa transmitido ao vivo, direto da Casa da Memória, com participação de talentos locais, por meio dos canais oficiais da Prefeitura.
- Pratas da Casa: Apresentações culturais durante a feira de domingo, valorizando os artistas da cidade.
Para viabilizar esses projetos e outras ações culturais ao longo do ano, a Prefeitura informa que, em 29/01/2025, há R$ 168.083,73 disponíveis nos fundos municipais de cultura (FUMTUR e FUMPAC). Além disso, a Prefeitura comunica que, nas próximas semanas, a tradicional feira de domingo será realizada na Rua Manoel Lopes (ao lado do Campo do Cruzeiro) e na Praça da Saudade, oferecendo mais espaço e conforto para feirantes e visitantes.
Três Corações
Segundo o prefeito de Três Corações, Dimas Abrahão, o Carnaval foi cancelado devido ao endividamento da prefeitura.