Ouvindo...

Vídeo: ‘Quantas pessoas vão precisar morrer?’, questiona morador vítima da chuva em Santa Luzia (MG)

Temporal causou destruição na cidade, e moradores contabilizam estragos nesta quinta-feira (30)

Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi severamente afetada por um temporal na tarde de quarta-feira (29), causando estragos, especialmente no bairro Palmital. Na Vila Favelinha, três casas desabaram devido à proximidade com um córrego que transbordou durante as chuvas intensas.

Na manhã desta quinta-feira (30), moradores relataram que a situação é recorrente e denunciam a falta de ação efetiva por parte das autoridades municipais. O morador Talison Tavares expressou sua frustração: “Entra ano, sai ano, entra prefeito, sai prefeito. Em quatro anos de mandato, um prefeito não consegue fazer as obras que a cidade necessita para tirar os moradores da beirada desses córregos’’.

Segundo relatos, a limpeza dos córregos, que antes era realizada regularmente, foi interrompida — agravando o problema das enchentes. “Quantas pessoas mais vão precisar morrer para as obras necessárias serem feitas?’, questionou ao relembrar a perda de um amigo no ano passado.

A população local clama por medidas urgentes, como a realocação de moradores das áreas de risco e a retomada da manutenção regular dos córregos.

Leia também

Mais cedo, o prefeito Paulo Bigodinho (Avante), disse que pelo menos cinco casas foram destruídas. Contudo, as autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial dos prejuízos causados pela chuva.

Um vídeo que circulou ontem mostra o momento em que um homem ajuda a resgatar uma criança e uma mulher de em um carro submerso em meio a uma enxurrada, na avenida Joaquim Rodrigues da Rocha. Pela janela, o homem pega a criança nos braços e a leva para dentro de um imóvel.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Leia mais