Oito das nove regionais de Belo Horizonte
O alerta válido até esta sexta-feira (31), tem a regional Venda Nova, Pampulha, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro, em vermelho no mapa. A medida foi tomada em decorrência do
Nesta quarta, (29) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 28 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 60% à tarde.
Nos próximos dias, as chuvas típicas do verão devem ocorrer em boa parte das regiões mineiras.
Oito das nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), hoje, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável em todas as regiões do estado de Minas Gerais, visto que a condição de alto teor de umidade, forte calor e instabilidade atmosférica segue persistente.
Chuvas fortes com raios e rajadas de vento podem ocorrer especialmente em áreas isoladas do Sul, Oeste, Centro, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.
Previsão do tempo para quinta e sexta-feira:
Em Minas Gerais, o céu deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes Metropolitana e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Belo Horizonte deve ter céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima deve ficar na casa dos 27 °C.
Já na sexta-feira (31), MG deve ter céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana e Zona da Mata. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Em BH o céu deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 18 °C.
Confira os sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Caso observe algum desses sinais, a orientação é sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193).