Ouvindo...

BH tem chuva em todos os dias de 2025, mas volume de água é 30% menor que em 2024

Levantamento foi feito pela Itatiaia com base em dados do Inmet e da Defesa Civil; capital e mais de 500 cidades mineiras estão em alerta para chuvas fortes nas próximas horas

Belo Horizonte já registrou chuva em todos os dias de 2025 e precipitações de intensidade forte em, pelo menos, 10 dos 14 dias do ano. Mesmo assim, o volume de água que caiu na capital mineira neste ano ainda é cerca de 30% menor do que o registrado no mesmo período de 2024, segundo um levantamento feito pela Itatiaia com base em dados da Defesa Civil municipal e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital mineira e mais de 500 cidades mineiras estão em alerta para novas chuvas nas próximas horas (confira mais informações no fim da matéria).

Até às 6h desta terça-feira (14), a regional Noroeste registrou 206,6 milímetros (62,4% do total) de chuva, maior volume de água entre as nove regiões de Belo Horizonte. Já nos primeiros 14 dias de 2024, a regional Centro-Sul liderava o ranking, com 295,5 milímetros (89,3%) de chuva. O volume registrado pela capital mineira em 2025 é 30% menor do que no ano passado.

Vale lembrar que o mês de janeiro de 2024 foi um dos mais chuvosos da história de Belo Horizonte, com um volume superior a 450 milímetros. Na época, a cidade liderou o ranking de capitais com maior volume de chuva no primeiro mês de 2024.

Leia também

MG em alerta

Mais de 500 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte e municípios da região metropolitana, estão em alerta para chuvas intensas nas próximas horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas cidades podem ter chuvas com volume de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 km/h. CLIQUE AQUI e veja a lista completa de cidades em alerta.

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais