Moradores de Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas, contabilizam os estragos provocados pela chuva que atingiu a cidade nos últimos dias e deixou famílias às escuras na noite de Natal. Parte da energia já está reestabelecida, mas os prejuízos continuam sendo apurados nesta quinta-feira (26), dois dias após o temporal. A Itatiaia está na cidade, que está no alerta para chuva intensa nas próximas horas.
O serralheiro William Rodrigues, morador do bairro Cohab, onde um rio transbordou, perdeu tudo. Nesta quinta (26), ele ainda tentava salvar alguma coisa em meio à lama que invadiu a casa dele e de outros moradores. “Meu carro ficou debaixo d'água, minhas motos e a casa inteira. Acabou tudo. Sobrou só uma geladeira”, disse o morador. “Meus vizinhos também perderam tudo”, completou.
Carmo da Mata fica a 124 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, 60 casas foram danificadas na chuva da madrugada do dia 23. As rajadas de vento provocaram alagamentos, quedas de muros e árvores em diversos pontos da cidade.
Entre 80 e 100 pessoas foram diretamente afetadas pela tempestade. Algumas foram desalojadas em razão dos danos.
‘Acabou tudo’, diz morador de Carmo da Mata (MG) após temporal atingir a cidade; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) December 26, 2024
📲 leia mais em: https://t.co/ktReRPXqQV
📹 André Vasconcelos | Itatiaia pic.twitter.com/o1X9kZXKvX
Mais chuva
Carmo da Mata tem céu nublado e chuva fraca na manhã desta quinta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para risco de chuva intensa para 462 cidades, incluindo Carmo da Mata. Pode chover até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).