Os interessados em integrar a Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2025 já podem se inscrever para participar da eleição. O processo vai definir quem serão os novos Rei Momo, Rainha e Princesa da festa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até o dia 19 de dezembro na Diretoria de Eventos da Belotur.
O atendimento para inscrições acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os editais para o processo seletivo estão disponíveis no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Nele, é possível consultar os documentos necessários para inscrição e mais detalhes sobre os critérios do concurso.
A Corte Real Momesca da capital mineira recebe faixas de reconhecimento, figurinos oficiais e uma premiação no valor líquido de R$17 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$14 mil para Princesa. Para se candidatar a uma vaga na Corte, os interessados devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ser residente e domiciliado em Belo Horizonte;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição;
- Ter concluído o ensino fundamental;
- Não ser vinculado (a) a nenhum órgão da Prefeitura de Belo Horizonte;
- Não ter sido Rei Momo, Rainha ou Princesa do Carnaval de Belo Horizonte na última edição;
- Ser do gênero masculino para concorrer ao posto de Rei Momo (cis, trans) e do gênero feminino para Rainha e Princesa (cis, trans/travesti), e ter disponibilidade de horários para cumprir agenda de compromissos a ser estabelecida pela Belotur em momento oportuno.
Como funciona a eleição
A eleição da Corte é dividida em três etapas, começando pelas inscrições. A segunda é uma pré-seleção, que acontece no dia 20 de dezembro a partir das 19h. A seleção final está prevista para janeiro de 2025, mas ainda não foram definidos o dia e o local dessa etapa.
Leia também:
- Carnaval de BH 2025: Banda Lagum anuncia novidade: ‘Icônico’
- Carnaval de BH: cresce 30% o número de blocos de rua cadastrados para 2025
- Carnaval BH 2025: ordem da apresentação de Escolas de Samba é definida
Nas etapas de pré-seleção e seleção final os candidatos desfilam - com trajes definidos também no edital - e são julgados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur. Serão avaliados quesitos como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
*Sob supervisão de Enzo Menezes