Belo Horizonte registrou temperaturas quase recorde nos últimos dias. No fim de semana, as temperaturas chegaram a até 34 °C, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte. Mas por que isso está acontecendo?
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso acontece devido falta de nebulosidade nos últimos dias. Em épocas chuvosas como essa, as nuvens barram um pouco a radiação que chega à superfície. Com o céu claro, a temperatura sobe.
“Quando a gente tem predomínio de céu claro, que foi o que aconteceu no fim de semana, as temperaturas se elevam muito. Não tem a nuvem para barrar a radiação que chega à superfície, então as temperaturas se elevam e a umidade cai. Isso é comum no que nós chamamos de veranico, que são dias consecutivos sem chuva durante a estação chuvosa”, explicou.
A meteorologista ressaltou, ainda, que esse três a quatro dias sem chuvas não caracteriza o veranico. Deve ser um intervalo de no mínimo sete dias consecutivos, mas somente esses quatro já causam uma mudança significativa na temperatura.
- Uberlândia terá pelo menos quatro dias de calor intenso; veja a previsão
- Após recorde de temperatura, RJ deverá ter chuva e calorão de quase 40ºC nesta sexta (29)
Quando volta a chover em Minas e BH?
De acordo com a meteorologista, a partir da noite de hoje, as instabilidades devem retornar em Minas. Ou seja, entre o fim da tarde de desta segunda-feira (9) até a noite deve haver pancadas de chuvas em certas regiões de Minas, como Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Já em BH, o clima deve continuar quente ainda nesta terça-feira (10), beirando os 34 graus, mas as chuvas devem retomar à capital no fim da tarde e também à noite. A partir de quarta-feira (11), a expectativa é que o calor diminua nas regiões Centro, Sul e Oeste de Minas e até a sexta-feira (13) em todo o estado.