Ouvindo...

Vídeo: população denuncia queda de vigas de sustentação do Ribeirão Arrudas, em BH

Além de um possível risco estrutural, há perigo de que as vigas acumulem água parada e se tornem focos de dengue

A população denuncia que há ao menos cinco vigas de sustentação do Ribeirão Arrudas, em Belo Horizonte, caídas na água há meses.

A reportagem esteve na Avenida dos Andradas, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul, e flagrou cinco estruturas quebradas no local.

Em entrevista à Itatiaia, Daniel, que trabalha na avenida, relatou que as vigas caíram após as fortes chuvas de outubro deste ano.

“Foi depois da última chuva forte. O rio subiu na altura das vigas e, consequentemente, arrancou do lugar as que estavam mais fracas”, conta.

Luan, morador do bairro São Geraldo, na região Leste de BH, denunciou a situação para a prefeitura por ser um possível foco de dengue.

“Eu estava transitando a pé, atravessando o viaduto da Andradas com a Francisco Salles, e reparei as vigas no leito do Ribeirão Arrudas acumulando água e sendo um possível foco de dengue. Abri uma solicitação, como prevenção de focos de mosquito da dengue, no aplicativo da prefeitura”, conta.

Leia também

O problema não é uma novidade, segundo Alexandre Deschamps Andrade, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (IBAPE-MG).

“Já não é a primeira vez que acontece esse problema. Alguns anos atrás, nós tivemos esse mesmo tipo de problema aqui em Belo Horizonte. Eu penso que pode ter que ser feita uma análise mais detalhada, talvez até uma perícia para verificar se os dispositivos de fixação dessas vigas estão sendo insuficientes”, detalha.

A Prefeitura de Belo Horizonte se pronunciou por meio de uma nota e afirmou que uma equipe técnica será mobilizada para tomar as medidas de engenharia necessárias. Confira o comunicado na íntegra:

A Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) informa que uma equipe técnica irá avaliar criteriosamente as causas da queda das estruturas, chamadas vigas estroncas, para tomar as medidas de engenharia necessárias. As estroncas têm a função de conferir estabilidade e sustentação das paredes laterais do canal aberto em questão. É importante ressaltar que a travessia de pedestres deve ser feita em local adequado, pois as estroncas não têm essa finalidade”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Leia mais