Ouvindo...

Com moeda própria, escola municipal em Curvelo conquista o 1° lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Escola desenvolve ações como palestras, leitura crítica sobre tributação, jogos educativos e atividades sustentáveis entre os alunos; instituição recebeu R$ 10 mil em reconhecimento

A Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, em Curvelo, na região Central de Minas, conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Em uma cerimônia, realizada na quarta-feira (4), em Brasília, a diretoria da escola recebeu um prêmio de R$ 10 mil como reconhecimento pelas atividades implementadas entre as crianças da instituição.

Reconhecido como a melhor iniciativa do país, o projeto “Educação Fiscal e Cidadania: Juntas na Construção de uma Consciência Cidadã Transformadora” tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis ao ensinar sobre cidadania e tributos.

Desde abril, a escola desenvolve ações como palestras, leitura crítica sobre tributação, jogos educativos e atividades sustentáveis entre os alunos. Além das crianças, os familiares aprenderam sobre o papel dos tributos, a distinção entre bens públicos e privados e a importância de reduzir o desperdício.

O prefeito de Curvelo, Luiz Paulo Guimarães (Cidadania), afirma que o grande diferencial da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite é o trabalho dos professores. Por lá, há incentivo a leitura e até mesmo uma moeda própria.

“O primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal é motivo de muito orgulho em Curvelo. Nós trabalhamos a educação fiscal em toda rede municipal e a escola Filomena, que foi a grande vencedora, se destaca através do trabalho da professora Raquel e de todos profissionais. Lá, por exemplo, eles tem uma moeda própria: a Filó. Quanto mais livros os alunos pegam na biblioteca, eles ganham mais Filós, e têm mais possibilidade de trocar os Filós em brinquedos que a escola consegue através de doações”, afirma Guimarães.

Leia também

“Todo esse trabalho é para as crianças entenderem como funciona o dinheiro, os tributos, quais impostos são municipais, estaduais e federais, saber o que é direito delas e o que é dever de cada cidadão brasileiro. É levar a consciência a esses alunos. Curvelo está muito feliz que a gente tem pessoas dedicadas e que colocaram Curvelo como a grande vencedora do prêmio nacional”, acrescenta o prefeito.

Promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), o Prêmio Nacional de Educação Fiscal reconhece os principais projetos do país que atuem com as temáticas da função social dos tributos, a qualidade do gasto público, bem como acompanhamento do retorno dos recursos para a sociedade.

Neste ano, o prêmio teve 248 projetos inscritos, de mais de 20 estados da federação. Após a etapa classificatória estadual, os projetos finalistas foram avaliados por uma comissão nacional, composta por 15 professores de referência em suas áreas. O ganhador foi definido na sede da Febrafite, em Brasília.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais