Ouvindo...

Assembleia de Minas premia projetos inovadores para enfrentar a crise climática no estado

Baseado no conceito “Escutar, planejar, agir”, Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação destaca soluções práticas e tecnológicas para a questão urgente das mudanças climáticas

A crise climática é um dos maiores desafios do nosso tempo, afetando diretamente o dia a dia dos mineiros com secas severas e chuvas intensas. Ciente da urgência de respostas eficazes para esta questão, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem liderado iniciativas que buscam soluções práticas e inovadoras para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Desde março, a ALMG trabalha no projeto institucional “Crise Climática em Minas: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”. O projeto começou com a formação de grupos técnicos e a realização de um seminário que percorreu diferentes regiões do estado, promovendo debates e ouvindo especialistas, pesquisadores e a sociedade civil. As ações propostas pelo Parlamento mineiro resultaram no Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento (PLAM), uma iniciativa que reforça o compromisso da Assembleia de Minas com o presente e as futuras gerações.

Como uma ação do PLAM, será realizada no dia 9 de dezembro, na ALMG, a entrega do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática, em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Na ocasião, os dez vencedores vão apresentar suas propostas concretas de convivência com a crise climática.

Cada uma das propostas selecionadas receberá R$ 60 mil e participará de um programa de aceleração promovido pelo BH-TEC.

Incentivo à inovação e à criatividade

O Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática foi criado para estimular o desenvolvimento de propostas inovadoras que ajudem Minas Gerais a enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. O edital atraiu um total de 360 participantes, dos quais 124 concluíram o processo com envio de propostas. Sete propostas foram desclassificadas por não atenderem a requisitos do edital. Assim, ao final, a comissão avaliadora analisou 117 propostas.

Essas propostas foram provenientes não só de Minas Gerais, mas também de outros nove estados. Em relação ao Estado de Minas, houve representatividade de oito das dez regiões de planejamento.

Os temas das propostas abrangem áreas como segurança hídrica, agricultura sustentável, energia limpa, monitoramento de desastres e inclusão produtiva. O edital do prêmio foi lançado no final de agosto e o resultado final foi publicado no Diário do Legislativo no final de novembro.

Inovação como caminho para um futuro sustentável

O prêmio reflete o compromisso da Assembleia em incentivar práticas que tragam mudanças reais e duradouras para o estado.

Ao apostar na criatividade e na tecnologia, o Parlamento mineiro reforça seu papel de liderança no enfrentamento da crise climática. Além do prêmio, outras ações complementam esse esforço, como a exposição “Convivência com a Crise Climática em Minas Gerais” e campanhas de conscientização pública. Afinal, enfrentar a crise climática exige união, inovação e, acima de tudo, compromisso com as próximas gerações.

Para saber mais sobre as ações da Assembleia de Minas para o enfrentamento da crise climática e aderir a essa causa que afeta a todos nós, clique aqui.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Leia mais