Ouvindo...

Pedagogas fazem ‘Kombi Literária’ e levam contação de histórias para crianças de BH

Ação faz a felicidade da criançada, e estimula a leitura no bairro Jardim Leblon, na Pampulha

Nesta sexta-feira (1°), a criançada fez a festa com a chegada de uma ‘Kombi mágica’ carregada de livros. Estacionado na Creche Arco Íris, no bairro Jardim Leblon, na Pampulha, o veículo aconchegante tem a pedagoga Eliete Santos, de 45 anos, como motorista e contadora de histórias.

Eliete contou que a Kombi sempre despertou curiosidade quando chegava na escola onde trabalha. “Elas sempre comentavam ‘quero andar na Kombi, professora!’ Diante disso, conversei com minha irmã, Marcilene, também pedagoga, e juntas decidimos criar um projeto”, contou.

Em 2022, a ideia de desenvolver uma ação para a contação de histórias dentro do veículo saiu do papel. “Apresentei a ideia à coordenadora, que gostou muito e sugeriu integrá-lo ao kit de literatura étnico-racial que recebemos anualmente, com obras voltadas para temas como respeito e igualdade”, acrescentou.

Conheça a Kombi Literária:

Leia também

O projeto, que ocorre, pelo menos, uma vez ao ano, utilizando livros do acervo da escola e do kit fornecido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

“O propósito é incentivar o gosto pela leitura e pela escrita desde cedo, em um ambiente que as crianças acham encantador. Para isso, montamos um espaço acolhedor, e as crianças têm a chance de entrar, sentar e interagir com as histórias de forma única”, relatou.

O projeto nasceu do desejo de promover a leitura e aproximar a comunidade escolar. “No ano passado, inclusive, abrimos a Kombi para as famílias, estreitando ainda mais os laços entre a escola e os responsáveis. Contamos com o apoio da nossa equipe pedagógica – a coordenadora Gabriela, o Patrick e a Rafaela –, que se dedicam para que tudo aconteça de forma especial”, contou.

Elas sonham em expandir a ação para outras escolas e comunidades que não têm acesso a bibliotecas ou livros de qualidade. “Com parcerias e investimentos, podemos ampliar essa iniciativa e levar o prazer da leitura a mais crianças. Se alguém quiser se juntar a nós e apoiar esse projeto, será muito bem-vindo”, disse. Interessados podem saber mais sobre ao projeto pelas redes sociais @arcoiriscreche no Instagram.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais