Ruas de Belo Horizonte e Raposos, na Grande BH, viraram verdadeiras “cachoeiras” durante a forte chuva que atingiu a região na tarde desta quinta-feira (9). No bairro Jardim América, região Oeste da capital mineira, uma moradora flagrou a enxurrada.
No vídeo é possível ver que uma grande quantidade de água desce o morro e as escadas da calçada da rua Tibiriçá. À Itatiaia, a costureira Maria Célia Quina, de 60 anos, revela que o problema é recorrente no local.
“Isso aqui é na minha rua. Toda vez que chove aqui, por ser muita descida, é essa enxurrada aí mesmo. Ela passa na porta da minha casa. Aqui quando chove assim, ninguém sai e ninguém entra. Eu moro há 31 anos aqui nessa casa. Toda vez que chove é isso aí. A rua debaixo, que é a Guaratuba, onde passa ônibus, alaga de uma forma que precisa de ver”, conta.
Rua vira ‘cachoeira’ em Raposos, na Grande BH
O problema não aconteceu apenas em BH. Na cidade de Raposos, a rua José Augusto Alves, no bairro Vila Valéria, também se transformou em uma corredeira por volta das 16h. Deoclides Torres, de 36 anos, tem uma loja de produtos agropecuários na rua e afirma que o temporal causou estragos para os comerciantes.
“Isso costuma acontecer, é bem recorrente. A enxurrada arrancou alguns bloquetes da rua, foi bem forte. A água não chegou a entrar na minha loja, mas invadiu a loja de alguns colegas aqui. Podemos dizer que essa chuva causou bastante danos”, diz.
Chuva em BH
Choveu “extremamente forte” nas regiões Oestes, Centro-Sul e Barreiro na tarde desta quinta-feira (9). Além disso, outras regiões da capital mineira, como a Leste e Pampulha, também registraram precipitações. A chuva forte alagou diversos pontos pela cidade.
Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta de tempestade para a capital mineira. De acordo com o órgão, havia possibilidade de pancadas de chuva, entre 40 a 60 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h. O alerta, divulgado na manhã desta quinta-feira (10), é válido até às 10h, desta sexta-feira.