Alvo de investigação da Polícia Federal (PF), a mineração ilegal às margens da BR-040, entre Itabirito e Nova Lima, foi debatida no quadro Conversa de Redação, do Jornal da Itatiaia, desta sexta-feira (20). Eduardo Costa, Rita Mundim, Silvana Lobo e William Travassos destacaram o risco de explosão que a atividade ilegal causa na região e a importância de a operação chegar até os compradores do minério.
William Travassos disse que caminhoneiros relataram que o transporte ilegal ocorre, em algumas situações, com escolta armada.
“Isso é coisa de milícia. E aí meu amigo, pode esperar que a Polícia Federal vai continuar com a operação, para tentar encontrar, não só quem está recebendo, mas quem está dando suporte a toda essa estrutura criminosa. Acho que o problema é mais complexo do que a gente está imaginando. Acho que a Gasmig apenas acendeu a linha da investigação”, disse.
As duas empresas investigadas estavam retirando minério ilegalmente às margens da rodovia BR-040. A PF não divulgou os nomes das empresas, com sede em Itabirito, mas confirmou que elas estavam atuando sem licença ambiental e tiveram as atividades suspensas.
A atividade ilegal foi denunciada à PF pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que identificou risco de explosão em gasoduto que passa pela região.