Ouvindo...

Incêndios florestais: ministra da Saúde recomenda volta do uso de máscaras

Queimadas vem atigindo todas as regiões do país, derrubando a qualidade do ar

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recomendou que a população volte a utilizar máscaras no Brasil. Desta vez, a indicação é para quem mora nas proximidades das áreas que têm sido atingidas por fortes queimadas.

Questionada pela Itatiaia sobre o avanço das chamas no país, principalmente em Minas Gerais, a ministra detalhou como o Ministério da Saúde tem lidado com a situação.

‘De imediato, são orientações para as unidades de saúde, para os profissionais, para os agentes comunitários e para a população, porque nós estamos no meio desse fogo terrível, né? E Minas Gerais é um estado bem atingido, e Belo Horizonte também. A qualidade do ar (ruim), como outras capitais também estão (sofrendo com o mesmo problema) como São Paulo como Brasília. Então esse é o momento de ações de alertas de emergência, com vários cuidados às zonas de incêndios” completou a ministra.

Leia também

Incêndios já afetaram mais de 11 milhões de pessoas no Brasil, diz CNM

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%

Bombeiros combatem incêndios em matas na Grande BH pelo 9º dia consecutivo

Sem chuva: Inmet atualiza ranking de capitais com maior estiagem

Leia também

Diante desse cenário, Nísia Trindade também fez recomendações, com destaque para o uso de máscaras.

“Nós temos várias recomendações. Das pessoas se manterem em casa tanto quanto possível. Nas escolas e nos ambientes de trabalho (é preciso) cuidar também desse ambiente, ele precisa estar umidificado, as pessoas precisam se hidratar os trabalhadores que atuam em áreas externas (tem que ter) cuidados redobrados. O uso de máscaras é recomendado nessas áreas externas de exposição.

A declaração da ministra foi feita durante um evento de campanha de Rogério Corrêa (PT), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, realizado nessa quarta-feira (18), em uma faculdade de Direito na Região Leste da capital mineira.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais