Ouvindo...

Tomada por fuligem, Grande BH pode voltar a ter chuva nesta quarta-feira (18)

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva fraca, de até 10 mm, em toda a região metropolitana; capital completa 150 dias sem chuva nesta segunda-feira (16)

Belo Horizonte completa 150 dias consecutivos sem chuva nesta segunda-feira (16). Tomada pelas fuligens das queimadas na região metropolitana, os moradores da capital sofrem há cinco meses com a baixa qualidade do ar e o tempo seco.

“Dos 150 dias sem chuva por aqui (Sabará, região metropolitana de BH), hoje foi o pior até agora: cheiro pungente de fumaça e tivemos que manter a casa fechada num calor de 31⁰ por causa das cinzas. Limpei o quintal pela manhã e, horas depois, era como se não tivesse limpado”, escreveu um morador nas redes sociais.

“Tem fuligem em todos os cômodos da minha casa. Tô dando uma pausa no trabalho (home office) para passar um pano. Boa sorte para a gente em BH esta semana”, disse uma usuária. “BH tá fuligem pura”, comentou outra.

Leia também

Chuva tem data para acontecer

Mas, segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o desconforto tem data para acabar: a próxima quarta-feira (16). Há previsão de chuva fraca, de até 10 mm, em toda a região metropolitana.

“A partir da próxima quarta-feira, a instabilidade aumenta no Centro-Sul e Oeste de Minas Gerais, e favorecem a ocorrências de chuvas isoladas nestas regiões, inclusive em Belo Horizonte e toda a região metropolitana. Então, há possibilidade de chuvas isoladas na próxima quarta-feira em função do calor e da alta umidade relativa do ar”, explica o meteorologista.

A temperatura na capital mineira também deve dar uma amenizada, ficando em no máximo 29°C até quarta-feira.

“A previsão é de retorno das altas temperaturas a partir da próxima quinta-feira (19) na capital e região metropolitana. No próximo final de semana, a tendência é que tenhamos condições de ter de céu claro a parcialmente nublado, e temperaturas elevadas, acima de 30°C em Belo Horizonte e umidade relativa do ar de 25%", afirma Azevedo.

Por que BH está há tanto tempo sem chuva?

A meteorologista Anete Fernandes explica que só chove em Minas Gerais durante o inverno quando há o avanço de frentes frias. Porém, bloqueios atmosféricos impediram que elas chegassem a grande parte do estado neste ano.

“Este ano nós tivemos uma sucessão de bloqueios atmosféricos: um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e o avanço dos sistemas frontais. Então, as frentes frias chegaram no máximo até São Paulo. Essa é a razão de tanto tempo sem chuva, não só na região metropolitana de Belo Horizonte, mas em grande parte de Minas Gerais”, afirma.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais