Minas Gerais vive situação alarmante de queimadas, sendo o estado que mais registrou incêndios do Brasil nas últimas 24h. Os dados são do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo o governo de Minas Gerais, um trabalho contínuo é realizado entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria-Geral, Polícia Militar e Polícia Civil para combater crimes ambientais.
Apesar do aumento dos incêndios, o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), afirmou nesta segunda-feira (16) que o estado tem dado conta de combater as chamas e identificar responsáveis por provocar incêndio na vegetação.
“Estamos analisando a necessidade ou não de um novo contrato de combate aéreo de incêndio. O volume de uso de horas de combate aéreo é tão grande que talvez a gente tenha que fazer uma contratação adicional, mas temos dado conta da resposta aos incêndios”, afirma Simões.
O vice-governador ressaltou que pessoas que provocarem incêndios serão punidas "É inadmissível, é criminoso e será punido qualquer tipo de incêndio começado por cidadão em qualquer área do estado”.
“Estamos tratando isso em Minas como uma ‘questão de polícia’, com a PC e PM atuando para garantir que as pessoas sejam presas e punidas se começarem focos de incêndio. Enquanto isso, continuamos trabalhando dia e noite com todas as nossas forças para garantir que os incêndios não ganhem proporção”, concluiu.