Ouvindo...

BH registra sensação térmica de −8,8 °C nesta quarta (14); veja como fica a previsão

O tempo deve permanecer seco, e a umidade deve ficar em torno de 20%

Belo Horizonte registrou 11,6 °C nesta quarta-feira (14), conforme a Defesa Civil. Mas, a sensação térmica, foi muito menor: −8,8 °C, às 6h, na estação Cercadinho, na região Oeste da capital.

A cidade está sob alerta de temperaturas baixas, que podem ficar abaixo de 12 °C nas primeiras horas, dia até quinta-feira (15). Ontem, BH bateu o recorde do ano com 8°C. A máxima para hoje é de 27 °C. Uma massa de ar fria atua na capital.

Leia também: Previsão do tempo: BH deve continuar com clima frio e seco nesta segunda-feira (12)
Massa de ar mantém frio em MG nesta quarta-feira (14); veja previsão

Segundo o órgão, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. O tempo deve permanecer seco, e a umidade deve ficar em torno de 20%, à tarde, na capital mineira. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta.

O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%

Leia também

O que é sensação térmica?

Conforme o Clima Tempo, a sensação térmica é a temperatura modificada pela ação do vento e da umidade do ar. A velocidade do vento é importante para se saber a sensação de frio, em dias de baixa temperatura. O nível de umidade do ar é o principal fator que interfere na sensação de calor do corpo.

“Em geral, com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Já o ar quente e úmido aumenta a sensação de calor e o desconforto térmico. (…) Um dia com baixa temperatura, mas seco, nos dá menor sensação de frio”, disse o instituto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais