Ouvindo...

Times

Primeiro ônibus elétrico com bateria que carrega em 10 minutos é apresentado em Araxá

Protótipo ainda está em fase de testes e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a CBMM, a Toshiba e a Volkswagen

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a empresa japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentaram nesta quarta-feira (19), em Araxá, no Alto Paranaíba, o primeiro ônibus elétrico do mundo movido a bateria de íons de lítio com nióbio, metal encontrado em abundância em Minas Gerais.

A tecnologia permite recargas ultrarrápidas, diminuindo o tempo de carregamento de 8 horas para 10 minutos, além de não ter o risco de superaquecimento da bateria. Outro potencial apresentado pelas empresas é que a utilização desse novo modelo de bateria pode fazer com que sua vida útil seja até três vezes maior.

A parceria para a construção do protótipo do ônibus elétrico já ocorre há seis anos e envolve a CBMM, líder mundial na produção de nióbio, a japonesa Toshiba e a alemã Volkswagen que entrou no processo em 2021 com o desenvolvimento de veículos elétricos pesados.

Conheça

De acordo com Rogério Ribas, gerente executivo de produtos para bateria da CBMM, os primeiros contatos da mineradora com a Toshiba começaram em 2014 e, três anos depois, a parceria chegou a um resultado que comprovava o potencial do nióbio na aplicação em baterias.

“Os papéis de cada empresa nessa parceria são complementares. Enquanto a Volkswagen trabalhou no desenvolvimento do veículo, da integração dos sistemas de gerenciamento da bateria e toda a preparação da cadeia, a CBMM atuou no desenvolvimento dos óxidos para aplicação das baterias produzidas pela Toshiba. E a tem apoiado no mapeamento e desenvolvimento de mercado para a nova tecnologia”, explicou.

O governador Romeu Zema (Novo) participa do evento, em sua cidade natal, e voltou a destacar a importância do chamado Vale do Lítio, parte do território do Vale do Jequitinhonha que possui reservar do mineral, que já vem sendo explorado.

“A região menos desenvolvida do Estado, o Vale do Jequitinhonha, foi abençoada com uma das maiores reservas de lítio do Brasil e do mundo e, neste momento, nós temos diversas empresas naquela região e já explorando lítio, que é um material estratégico nessa transição energética”, afirmou.

Leia também

Protótipo de ônibus elétrico

O protótipo apresentado pela parceria entre as empresas é de um chassi de 18 toneladas e com autonomia para 60 quilômetros de deslocamento. O tempo de recarga estimado para a bateria é de 10 minutos. O veículo é equipado com quatro packs de baterias de lítio e nióbio.

O veículo ainda está em período de testes — que ainda não tem previsão de terminar — e os próximos passos incluem, em médio prazo, sua expansão para uma pequena frota, que será monitorada em tempo real.

*A Itatiaia viajou a convite da CBMM | Niobium, Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Toshiba Corporation


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais