Ouvindo...

Times

Sargento do Exército e policiais penais são presos em operação contra o tráfico em presídios de Minas

Mandados são cumpridos em cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

Um sargento do Exército, dez policiais penais e três técnicos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estão entre as pessoas presas nesta terça-feira (11) durante a operação contra o tráfico de drogas e corrupção dentro de presídios de Minas Gerais. O balanço parcial é do Ministério Público (MPMG).

Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão, 36 mandados de busca e apreensão, mandados de sequestro de veículos e mandados de indisponibilidade financeira no importe de R$ 13.362.960,80.

Os mandados estão sendo cumpridos em oito cidades, nos estados de Minas Gerais (Juiz de Fora, Cataguases e Goianá) e do Rio de Janeiro (capital, São Gonçalo, Angra dos Reis, Mangaratiba e Três Rios), informa MPMG.

Batizada de Tabernus, a operação tem como responsável o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Juiz de Fora e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de forma articulada com as polícias Penal, Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Mais de 300 policiais das forças de segurança pública participam da operação. “As atividades criminosas investigadas consistem em corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro envolvendo crimes praticados dentro das unidades prisionais por agentes de segurança pública, servidores administrativos das unidades prisionais, traficantes de drogas, presos e pessoas com vínculos familiares e sociais com esses grupos. A articulação desse grupo criminoso permite a entrada de drogas, equipamentos de comunicação e objetos ilícitos para dentro de unidades prisionais, onde são comercializados de maneira ilícita por valores muito superiores aos negociados extramuros”, informa o MP.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais