Ouvindo...

Times

Forte massa de ar seco deixa dia quente e seco na maior parte do país; veja a previsão por região

O Clima Tempo chama a atenção para as temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho

Uma grande e forte massa de ar seco continua atuando, principalmente, na região Sudeste do Brasil, mas todas as regiões do país estão sentindo os efeitos do fenômeno. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (11) pelo Clima Tempo, a baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuva.

O instituto chama a atenção para as temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho. “O calor fora de época é observado inclusive no Sul do país”, informou o boletim metrológico.

Por enquanto, a massa de ar seco afasta as frentes frias para o alto mar — que não conseguem avançar sobre a região Sul para chegar ao Sudeste ou Centro-Oeste.

Diante disso, hoje a previsão é de muito sol e sem condições para chuva no Sul. “O ar úmido marítimo entra sobre o Rio Grande do Sul e muitas nuvens se formam sobre o estado. Pode chover no sul, centro, leste e nordeste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, e também pode chover um pouco no litoral sul. Mas estas áreas terão períodos com sol no decorrer da tarde”, disse.

Leia também

Manhãs frias, tardes quentes

Conforme o Clima Tempo, a região Sudeste vai continuar ensolarada nesta terça-feira. Apesar do friozinho da madrugada e do início da manhã, o ar esquenta rapidamente com o sol desde cedo, e a tarde é quente, com temperaturas muito acima do normal para junho.

No interior de São Paulo, os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%.

“Na Região Centro-Oeste, as condições do tempo são parecidas com as do Sudeste. Com o ar muito seco, o dia fica ensolarado, com pouca ou nenhuma nebulosidade”, disse. Cuiabá poderá ser novamente a capital mais quente e mais seca do país.

Chuva no Nordeste

Conforme o boletim metrológico, a maioria das áreas do Nordeste também está sentindo a influência da grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil. Mas há previsão de que as pancadas de chuva continuem entre o norte do Maranhão e o litoral do Ceará, e do litoral do Rio Grande do Norte ao leste e sul da Bahia.

“Atenção porque a chuva pode ser moderada a forte e com raios na faixa litorânea desde Ilhéus, na Bahia, até Pernambuco, e também no litoral maranhense. O litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte podem ter chuva moderada”, disse.

O dia também é de alerta para temporais no Amapá e no litoral do Pará.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais