Ouvindo...

Times

Afonso Pena 1050: antigo Othon Palace será reaberto após revitalização; veja fotos

Valorização da arquitetura original, respeito pela história do edifício que fica no centro de BH, conexão com a cidade e a natureza norteiam o projeto de revitalização

Caminhar pelo Centro de Belo Horizonte e notar um prédio imponente, de 29 andares, interditado virou rotina nos últimos anos. No entanto, nesta semana, a construção em formato de meia-lua, que fica no coração da capital mineira, começa a perder seu aspecto de abandono.

Com vista privilegiada para o Parque Municipal, localizado na avenida Afonso Pena, o prédio do antigo Othon Palace vem se preparando para receber um novo conceito de ocupação. E isso já pode ser visto na fachada, que revela algumas pistas de como será o futuro daquele local.

“Em breve, a cidade ganhará de volta um ícone da arquitetura de Raul Lagos Cirne totalmente revitalizado”, diz o letreiro em um dos tapumes na entrada do prédio.

Leia também

Nova identidade

A construção, que faz parte da história da capital mineira, está prestes a ganhar uma nova identidade. Trata-se do Afonso Pena 1050, um projeto de revitalização do antigo prédio que, a partir de estudo e pesquisas, visa atender as necessidades dos tempos atuais.

Valorização da arquitetura original, respeito pela história do edifício e a conexão com a cidade conduzem o projeto de adequação à legislação vigente. Dessa forma, o prédio será transformando em um edifício de uso misto, abrigando:

  • Diferentes modalidades de ocupação;
  • Áreas comuns;
  • Pontos comerciais;
  • Coworking;
  • Espaço para eventos;
  • Rooftop com piscina e mais.

Confira imagens do projeto do prédio abaixo.

O projeto

O Afonso Pena 1050 é assinado pela Play Arquitetura, em parceria com a Ar.Lo Arquitetos. As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 serão iniciadas após aprovação do projeto e trâmites legais junto aos órgãos responsáveis.

A expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em aproximadamente 12 meses após o início das intervenções. Em breve, será disponibilizado um site com todas as informações sobre o lançamento.

Construído em 1978, o projeto original é assinado por Raul de Lagos Cirne, reunindo 295 habitações ao todo. Ao longo de 40 anos, foi uma forte referência no setor hoteleiro em Minas Gerais, recebendo inúmeros hóspedes ilustres.

*Com supervisão de Felippe Drummond.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais