Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

BH oferece teleconsultas para pessoas com sintomas respiratórios; veja como ser atendido

Serviço faz parte do plano assistencial da prefeitura da capital mineira; pacientes devem ser cadastrados em um centro de saúde para terem acesso ao atendimento

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que já oferece atendimento por meio de teleconsultas para pessoas com sintomas de doenças respiratórias. O serviço faz parte do plano assistencial, anunciado pelo prefeito Fuad Noman na última semana, que prevê a implementação de ações, conforme o cenário epidemiológico da cidade.

Em março, 17% das 3,2 mil teleconsultas realizadas foram voltadas para atender especificamente casos respiratórios. Devido a alta demanda, a prefeitura já havia ampliado os atendimentos on-line para situações clínicas leves como gripe, além das arboviroses (dengue, chikungunya e zika).

De acordo com a PBH, a ampliação foi realizada para garantir assistência à população, considerando a pressão sobre a rede pública de saúde devido à epidemia de dengue e ao aumento no registro de situações respiratórias.

Leia também

Como ser atendido?

O serviço está disponível on-line para todo o público de BH a partir de um ano de idade e cadastrado em um centro de saúde da capital. O horário de atendimento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH.

Caso o cidadão não tenha cadastro em um dos 152 centros de saúde, ele deve procurar a unidade de referência para realizar o processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Após ser cadastrado em uma das unidades de saúde, a pessoa deve acessar o serviço e agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e o horário do atendimento. Próximo ao horário da consulta, o usuário deve acessar novamente o sistema com o CPF e data de nascimento.

As teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais. Porém, os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. Outras informações podem ser verificadas neste link.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais