Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Chuva forte e enxurrada assustam polonês que mora em BH: ‘chocante para gringos’

Europeu vive na capital mineira desde 2022 e afirma que ‘nunca havia visto uma chuva tão forte’ como a desta terça (23); capital segue em alerta para novos temporais até quinta (25)

Foto mostra carros parcialmente submersos em cruzamento no bairro Savassi

Carros ficaram parcialmente submersos em cruzamento no bairro Savassi

Imagens cedidas à Itatiaia

O temporal que atingiu Belo Horizonte na noite de terça-feira (23) causou muitos estragos, invadiu casas, arrastou carros e derrubou árvores, assustando não só quem vive na capital mineira a vida inteira, mas pessoas que não são de BH e estão por aqui há pouco tempo.

O polonês Bart Gut mora em Belo Horizonte desde abril de 2022 e, após deixar a Polônia, também viveu em Londres, no Reino Unido. Em entrevista à Itatiaia, o europeu afirmou que, apesar deste não ser o primeiro período chuvoso que presencia em BH, o temporal da última noite foi assustador.

‘Moro no Gutierrez, a duas ruas da avenida Francisco Sá, mas num local mais alto do que a avenida que alagou. Este tipo de chuva tropical é totalmente diferente do que vivemos lá na Polônia. Durante o temporal eu estava em casa, mas ver essa chuva da rua ou dentro do carro pode ser chocante para gringos da Europa como eu’.

Por fim, Bart Gut conta que encarou chuvas na rua no ano passado, ‘mas como essa de terça, eu nunca havia visto, é verdade’.

Leia Também

Forte chuva atinge BH

Belo Horizonte amanheceu com estragos em ruas, casas e carros, causados pelo temporal dessa terça-feira (23). Choveu mais de 25% do esperado para o mês de janeiro em apenas três horas, sendo os maiores volumes nas regiões Oeste, Pampulha e Centro-Sul. A capital chegou a ter mais de uma hora consecutiva de chuva extremamente forte em algumas regionais

A capital mineira segue em alerta para mais temporais até quinta-feira (25). De acordo com a Defesa Civil da capital, há possibilidade de pancadas de chuva de 60 a 80 mm, com raios e rajadas de vento.

Confira as recomendações da Defesa Civil em casos de chuvas fortes

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais