Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

BR-040 em Nova Lima segue interditada por causa de chuva, lentidão chega a 7km

Defesa Civil de Nova Lima e Corpo de Bombeiros avaliam o local

A BR-040, em Nova Lima, segue fechada próximo ao trevo que dá acesso à BR-356, em Nova Lima. Por volta das 19h30 uma forte chuva atingiu o local, causando o fechamento da rodovia. O congestionamento atinge cerca de 7km no sentido Rio de Janeiro e começa nas proximidades do bairro Vale do Sol, em Nova Lima.

De acordo com a Via 040, concessionária que administra o trecho, a pista está totalmente interditada no KM 562 para avaliação da pista pela Defesa Civil de Nova Lima e pelo Corpo de Bombeiros.

Em nota, a Prefeitura de Nova Lima informou que, “a princípio, o alagamento na BR-040, próximo ao trevo que dá acesso a BR-356, foi devido ao grande volume de chuva. Não houve vítimas. A via está interditada de maneira preventiva.”

Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou que uma tromba d'água pode ter atingido a região.

Receio

A Prefeitura de Nova Lima afirmou que, a princípio, o alagamento foi causado pelas fortes chuvas e não há relação com um possível extravasamento em dique da Mina Pau Branco, da Vallourec. A hipótese foi levantada, mais cedo, pois em 2021 houve extravasamento do dique e interdição da rodovia no mesmo trecho.

Em nota, a Vallourec afirmou que não há relação com a mina e disse que “as estruturas da Mina Pau Branco são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Radares com capacidade de detectar movimentação milimétrica monitoram as estruturas e são supervisionados continuamente por profissionais especializados. A Empresa reforça ainda que a estrutura do Dique Lisa permanece íntegra, sem anomalias e não está classificada em nenhum nível de emergência”.

A mineradora informa, também, que os moradores da região podem buscar informações pelo telefone 0800 002 0255. Ligação gratuita de qualquer aparelho (fixo ou celular).

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, tem mestrado profissional em comunicação digital na Sorbonne, em Paris.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Leia mais