Ouvindo...

Times

Carnaval de BH: edital para cadastro de ambulantes será divulgado em breve, diz Belotur

De acordo com o presidente da Belotur, Gilberto Castro, a expectativa é que mais de 17 mil ambulantes se inscrevam para participar da folia

A Prefeitura de Belo Horizonte deve divulgar em breve o edital de cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2024. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, o processo será simplificado este ano.

“Antes a gente fazia o cadastro de ambulantes e depois ele tinha que voltar para pegar a sua credencial. Agora, a gente espera conseguir fazer um processo um pouco mais rápido, mais ágil e mais confortável. Muito em breve a gente solta esse edital. A gente tem uma expectativa de termos um número talvez um pouco maior do que tivemos ano passado, superando a marca de 17 mil ambulantes”, afirma.

Além do número de ambulantes, a Belotur estima que o número de blocos também cresça em 2024. “Este ano, a gente teve um recorde de cadastro de blocos de rua. Tivemos 536 blocos cadastrados. Muitos deles acabam não saindo porque às vezes as pessoas cadastram e desanimam por de problemas diversos, mas a nossa expectativa é que tenhamos um recorde de mais de 450 blocos”, diz.

De acordo com Castro, além do público belo-horizontino, o Carnaval em 2024 tem o objetivo de atrair turistas de todo o país.

“Quando a gente fala de um público de cinco milhões de foliões, essa é a soma durante os 20 dias de carnaval. Esse ano estamos em busca de foliões turistas. Antes, a gente exportava foliões. Hoje a gente importa. Lembrando que, em primeiro lugar, o carnaval é uma manifestação cultural, mas também tem esse olhar sobre a geração de emprego e renda”, conclui.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Leia mais