As fortes chuvas que atingiram a Região dos Inconfidentes, na região Central de Minas Gerais, na noite dessa quinta-feira (5) deixaram rastros de destruição. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a força da água e os estragos.
Em Mariana, uma moradora do bairro Morada do Sol registrou o momento exato em que uma encosta cedeu, derrubando um muro próximo a uma residência. Já no bairro Caminho da Fábrica, em Ouro Preto, na via que dá acesso à BR 356, sentido Mariana, há registros de deslizamento de encosta na beira da estrada, próximo à arena da Coruja.
A rua Francisco Isaac, no bairro Padre Faria, próximo à rua Desidério de Matos, em Ouro Preto, uma encosta desabou.
Chuva forte em Ouro Preto
Cuidado com a estrada
As estradas dos distritos de Santa Rita de Ouro Preto e Santo Antônio do Salto exigem atenção dos motoristas: devido às chuvas, as pistas encontram-se escorregadias, e também há registros de veículos atolados devido ao barro.
Na tarde de ontem, um carro precisou ser rebocado por uma corda. Em outro ponto da estrada, um ônibus que faz linha de Ouro Preto ao distrito de Santa Rita também ficou retido na beira da via.
Mais chuva por vir
Conforme o Secretário de Segurança e Trânsito do município, Juscelino Gonçalves, são esperados 200 milímetros de chuvas nestes primeiros 10 dias do mês de janeiro. “Estamos preparados para esse alerta de 200 milímetros. Estamos todos alinhados, de acordo com plano de contingência”, garante.
“O que nos preocupa são essas pancadas repentinas que sempre caem”, acrescentou. A pasta alerta para os cuidados importantes que a população deve tomar: “é preciso ficar atento aos barulhos das costas, além da presença de trincas e rachaduras. Os banhistas que frequentam as cachoeiras devem ter muita atenção devido ao risco de cabeça d'água”, finalizou.