Belo Horizonte registra em 2023 mais infrações de trânsito em pontos de ônibus do que nos dois últimos anos. Foram 1470 casos em 2021 e 1211 episódios em 2022. Neste ano, até dia 18 de dezembro, foram 1741 multas.
O chefe da inspetoria de trânsito da Guarda Municipal, João Marinho, avalia que o prejuízo é todo do usuário de ônibus: “acho que o prejuízo mais importante é do próprio passageiro, QUE muito das vezes desce com um ônibus parado na fila dupla. O número de motociclistas que trafegam pelo corredor é grande e, por vezes, acontecem atropelamentos”, disse.
Ele alerta para a multa a partir R$ 130. “Alguns pontos, principalmente, na região central, que tem também a sinalização RCC — sendo proibido parar estacionar. Essa autuação é de natureza grave, totalizando cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 195”, acrescentou.
“Nós temos fiscalizações rotineiras pela cidade e o cidadão que presenciar a infração, pode entrar em contato conosco através do número 153 ou através do nosso e-mail que é setran@pbh.gov.br”, finalizou.
*com informações de João Felipe Lolli