Um laudo pericial produzido pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou que Bruno Teixeira, de 26 anos, morreu de infarto agudo do miocárdio, provocado por esforço excessivo. O jovem faleceu em uma “maratona surpresa” organizada pelo coach Pablo Marçal, realizada em Alphaville, em Barueri, na Grande São Paulo, em junho. As informações são do portal Uol.
A família da vítima afirmou que Bruno Teixeira era apenas um corredor amador e que não tinha preparo físico para correr uma maratona, mas que foi levado a acreditar que deveria “desafiar seus limites” pela equipe do coach Pablo Marçal.
A corrida foi considerada uma “maratona surpresa”, porque o trajeto inicial previsto era de 21 km. No entanto, instantes antes do início do ‘desafio’, o trajeto foi aumentado para 42 km.
O documento é assinado pelo legista Diogo Crevatin Sheldon e foi um pedido das autoridades policiais. O médico legista revelou que o exame toxicológico deu resultado negativo e que o corpo da vítima não apresentava lesões externas.
Relembre o caso
O caso aconteceu em 5 de junho, quando Bruno saiu para uma corrida da Plataforma Internacional, empresa do coach Pablo Marçal. O caso foi registrado na Delegacia de Barueri e encaminhado ao 2º Distrito Policial.
No dia, Bruno postou um vídeo em suas redes sociais questionando o percurso e o tempo “fui inventar de andar com os caras de frequência alta, aonde eu fui me enfiar, seis horas de corrida”, diz ele no vídeo.
Bruno filmou parte do trajeto e durante o vídeo ele chegou a dizer que precisou parar para arrumar o tênis, que estava apertado e que sentiu um formigamento nos pés. A vítima passou mal quando chegou aos 15 km, ele foi socorrido e levado para o Hospital Albert Einstein. Os médicos tentaram reanimá-lo por cerca de uma hora, sem sucesso.
Bruno era funcionário da XGrow, empresa da qual Pablo Marçal foi sócio até o ano passado. A Plataforma Internacional, onde o grupo se encontrou para iniciar a maratona, pertence atualmente ao coach.
Quem é Pablo Marçal
Pablo Marçal é empresário e escritor de autoajuda. Em abril de 2022 anunciou a pré-candidatura à deputado federal pelo PROS e, de acordo com o agregador de pesquisas do UOL, nunca chegou a 0,5% das intenções de voto
Em 2022, uma excursão organizada pelo empresário ao Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, terminou com uma operação de resgate dos bombeiros.
A reportagem entrou em contato com Pablo Marçal para comentar o resultado do laudo, mas não obteve retorno até o momento. A matéria será atualizada caso Marçal queira se manifestar.
*Sob supervisão de Lucas Borges