Proprietário de chalé de Monte Verde onde casal morreu é indiciado por homicídio culposo

A mulher, de 49 anos, e o homem, de 51, foram encontrados mortos no dia 24 de junho

O casal era natural de São José dos Campos, interior de São Paulo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), indiciou o proprietário do chalé de Monte Verde onde um casal morreu por homicídio culposo. Nesta sexta-feira (7), o órgão concluiu o inquérito do óbito das vítimas, naturais de São José dos Campos.

Segundo a PCMG, o homem, de 45 anos, responderá pelo crime por ‘negligenciar e não instruir os hóspedes acerca do uso correto da lareira’. As mortes ocorreram por intoxicação por monóxido de carbono devido ao uso indevido da lareira em ambiente fechado.

A mulher, de 49 anos, e o homem, de 51, eram de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Após a morte deles, a Prefeitura de Camanducaia informou que a pousada não tinha alvará de funcionamento e foi interditada.

Como evitar a intoxicação

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais destacou que a intoxicação por monóxido de carbono é uma preocupação da corporação e uma ameaça séria à saúde, especialmente em estabelecimentos que possuem lareiras ou utilizam aparelhos movidos a gás, como aquecedores. Por isso, a Capitã Thaise compartilhou as principais formas de evitar a intoxicação.

“Se você tiver uma lareira em casa, mantenha essa lareira ventilada, porque elas produzem monóxido de carbono durante a queima. Certifique-se que a chaminé esteja limpa e desobstruída, possibilitando que a fumaça e os gases expelidos para fora nunca bloqueie as saídas de ar. Faça inspeções regulares na lareira e contrate um profissional qualificado, fazendo uma limpeza anual de chaminé e de lareira”.

‘Casa de aluguel’

A Agência de Desenvolvimento de Monte Verde (MOVE) informou à Itatiaia nesta terça-feira (27) que o chalé ‘Aroma de Jasmim’, onde um casal foi encontrado morto, não se enquadra no ramo de hotelaria e, por isso, não precisa de laudo do Corpo de Bombeiros, autorização da Vigilância Sanitária, CNJP, inscrição municipal e alvará de funcionamento. Conforme o órgão, o chalé era usado como ‘casa de aluguel’.

Lareiras em chalés

O povoado do Sul de Minas tem 7 mil leitos, 95% equipados com lareiras.

“Monte Verde possui mais de 7 mil leitos, cerca de 95% deles têm lareira e sistema de aquecimento, e nunca houve nenhum caso do tipo. Vale ressaltar que o local em que o casal se hospedou não possui alvará de funcionamento e não seguia as regras dos meios de hospedagens regulares”, diz nota enviada à Itatiaia.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.

Ouvindo...