Após suspensão da greve, metrô BH volta ao funcionamento normal na manhã desta quarta (5)

O metrô volta a operar após avanços na negociação com os representantes da diretoria do sindicato dos trabalhadores em Brasília

Concessionária vai ampliar horário de funcionamento, hoje

Com a suspensão da greve dos metroviários, a concessionária Metrô BH informa que os usuários voltam a contar com o funcionamento normal do serviço, a partir desta quarta-feira (5/4). A reportagem da Itatiaia esteve na estação Gameleira, na região Oeste da capital mineira, onde os trens circulavam com o intervalo previsto de sete minutos.

Segundo nota enviada pelo SindMetro, a greve foi suspensa por conta dos avanços nas negociações entre a diretoria do sindicato e a Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU) em Brasília (DF).

Hoje, representantes do sindicato e da CBTU-MG devem discutir questões como o novo acordo coletivo de trabalho e os dias parados durante a greve dos trabalhadores. No fim da tarde, os metroviários vão realizar uma assembleia para debater o assunto.

Reivindicação

Após mais de um mês parados, os metroviários de Belo Horizonte encerraram o movimento no dia 17 de março. A expectativa deles era pressionar o Governo Federal para que fosse adiada a assinatura do contrato de privatização do metrô. A concessão foi confirmada no dia 24 e, três dias depois, os metroviários anunciaram uma nova paralisação geral.

Apesar do anúncio e dos apelos dos grevistas, a adesão não foi ampla e o sistema de transporte continuou funcionando, apesar das reclamações dos passageiros e do atraso dos veículos.

(com informações de Jovanna Meirelles)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...