O presidente do Sindicato da Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, Raul Lycurgo, afirma à Itatiaia nesta terça-feira (12) que as empresas de ônibus - 34 no total - já estão contratando novos motoristas após o aumento nas viagens de ônibus que começou a valer a partir de hoje, em Belo Horizonte.
Ainda conforme o presidente do Sindicato, as viagens noturnas tiveram aumento real de 330%. “Hoje, nós tivemos no período de 0h às 4h da manhã [de hoje] um total de 542 viagens, número muito superior ao que tivemos ontem [11 de julho] no total de 126 viagens. Ou seja, tivemos um acréscimo de 330% só no período noturno.”
Sobre a contratação de novos motoristas frente a esse aumento no número de viagens, Lycurgo garante que “novos profissionais estão sendo contratados e há previsão de ainda mais contratações”. O presidente do Sindicato, porém, não deu detalhes de quantos profissionais serão contratados.
Relembre
Começou a valer nesta terça-feira (12) o aumento nas viagens de ônibus em Belo Horizonte, após acordo que prevê o repasse de recursos para as empresas na ordem de R$ 90 milhões às empresas de transporte e outros R$ 4,3 milhões para o transporte suplementar.
Com o pagamento, o número de viagens diárias na capital mineira tem que aumentar em 15% - chegando a 19.200 viagens. A lei que estabelece o pagamento do subsídio também prevê aumento de 30% nas viagens 15 dias depois do primeiro pagamento. Com isso, no dia 27 de julho, o total de viagens diárias tem que chegar a 21.700. Antes da pandemia eram 24.500 viagens por dia.
De acordo com a Prefeitura da capital, foi constatado aumento de viagens de todas as linhas já a partir da madrugada. O executivo promete divulgar informações mais detalhadas a partir da segunda-feira que vem no site da Prefeitura.
Ainda conforme a prefeitura, a fiscalização no cumprimento da lei que assegura o amento da oferta de viagens fica à cargo do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, o COP-BH, que monitora as viagens em tempo real, além da atuação de fiscais nas ruas e terminais de ônibus.
Outra ferramenta criada é um