A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já conta com mais de 500 novos ônibus. O anúncio foi feito pelo vice-governador Mateus Simões, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o Estado entregou mais 24 veículos nesta segunda-feira (24). A entrega dos ônibus para as linhas metropolitanas começou em dezembro do ano passado.
Além de Sabará, esses novos ônibus atenderão Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Nova União e Caeté, garantindo mais conforto e segurança para os usuários. A meta é entregar um total de 850 ônibus previstos no processo de modernização da frota.
Para a compra dos 600 novos veículos, o governo do Estado destinou R$ 382 milhões, a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo devido aos impactos da pandemia. Além disso, as concessionárias que operam na RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025, totalizando 850.
“Esse esforço de renovação da frota metropolitana se soma a várias outras agendas que o governo tem conduzido, como por exemplo, a expansão do metrô de Belo Horizonte, que hoje é uma realidade. As obras nas estações, da expansão da Linha 1 e da construção da Linha 2 estão a todo vapor”, explicou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Com a chegada dos novos veículos, a idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para seis anos até o final de 2025.Os ônibus já entregues estão em operação em diversos municípios da região metropolitana, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.
A alocação dos veículos entre as 640 linhas metropolitanas foi definida em conjunto com os consórcios e a Seinfra, levando em conta a idade dos ônibus substituídos, o volume de passageiros e o número de reclamações registradas.