Ouvindo...

Epifânio Parreiras Júnior, diretor de operações do Grupo Supernosso: “A meta é crescer”

Com plano audacioso de expansão, Grupo Supernosso projeta dobrar o faturamento até 2030, solidificando sua posição de liderança em Minas

Entrevista

O Grupo Supernosso está se preparando para um grande salto. Com um plano de expansão audaz, a meta do grupo-que tem as logomarcas Supernosso, Apoio Mineiro e Be Honest- é dobrar o faturamento até 2030, solidificando-se como referência no varejo em Minas Gerais. Em 2024, a Be Honest encerrou o ano com 32 franqueados e a meta para este ano é ter mais 70 franqueados da marca. O diretor de operações da companhia Epifânio Parreiras Júnior conversou com o CIDADE CONECTA e falou sobre os desafios que a empresa enfrenta para manter-se à frente em um mercado extremamente competitivo, e em constante evolução.

Como o Grupo Supernosso pretende expandir suas operações e alcançar o dobro do tamanho até 2030?

Nossa meta de crescimento se baseia principalmente em três pilares: expansão geográfica - com a abertura de novas unidades em cidades do interior de Minas Gerais, e possibilidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil; inovação tecnológica e excelência operacional. E a Be Honest, empresa do setor de mercados autônomos do grupo, é um dos elementos chave para nossa expansão. Além disso, estamos planejando investimentos significativos em logística para melhorar nossa capacidade de distribuição e diversificar os formatos de loja. A ideia é consolidar o grupo como uma referência no varejo, oferecendo qualidade, inovação e proximidade em cada uma de nossas unidades.

A previsão de faturamento do grupo para 2025 é de R$5 bilhões. Como alcançar esse objetivo?

Nossa meta é baseada no excelente desempenho das bandeiras Supernosso e Apoio Mineiro; no crescimento acelerado do nosso e-commerce — que já corresponde a 10% do faturamento total — e na consolidação da Be Honest. Além disso, temos investido em categorias premium e na ampliação da oferta de produtos orgânicos e rastreados, atendendo à demanda crescente por produtos saudáveis e com foco em sustentabilidade.

Como se dá o crescimento da Be Honest?

Esse é um projeto de muito sucesso! Fechamos 2024 com 32 franqueados e projetamos mais 70 para este ano. A expectativa é atingir um faturamento de R$45 milhões para 2025, com o fortalecimento da marca em regiões onde já atua, como Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo. Nossa intenção é focar na aquisição de concorrentes para garantir um crescimento acelerado e estruturado. Atualmente, contamos com 310 lojas em operação e a meta, para o próximo ano, é alcançar 500 unidades.

Quais são as principais iniciativas do Grupo Supernosso com relação à sustentabilidade?

O compromisso do grupo com práticas de ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) é fundamental para a nossa estratégia de crescimento. Implementamos sistemas de refrigeração que utilizam gases menos poluentes, rastreamos a origem de carnes e hortifrúti, e ampliamos consideravelmente a oferta de produtos orgânicos em nossas lojas. Além disso, estamos envolvidos em iniciativas sociais e programas que visam combater o desperdício de alimentos, aproveitando excedentes de produção para doações e vendendo produtos próximos do vencimento a preços reduzidos. Um exemplo disso é nossa parceria com o Food To Save, iniciada em 2023. No setor de perecíveis, como padaria, frios e hortifruti, garantimos que os produtos estejam em perfeito estado para o consumo diário. Nossa forte presença na Grande BH, com 60 lojas locais, incluindo o cash & carry, tem sido um diferencial para o sucesso dessa iniciativa. Todas as unidades participam, e a demanda é tão alta que uma sacola destinada a essa finalidade costuma ser vendida em menos de uma hora. Isso demonstra a confiança dos clientes na qualidade dos nossos produtos e fortalece nossa luta contra o desperdício de alimentos. Essa abordagem beneficia o consumidor, o meio ambiente e o nosso negócio, reforçando nosso objetivo de nos tornarmos uma referência em práticas sustentáveis no varejo, algo que os consumidores valorizam e que agrega valor à nossa marca.

A inovação tecnológica também é citada como um dos pilares mais importantes para o crescimento da marca. O que o grupo tem feito nessa área?

Atualmente, operamos o e-commerce em ambas as bandeiras: Supernosso e Apoio Mineiro. Estamos sempre investindo em inovação, utilizando ferramentas como inteligência artificial e comunicação direta para estreitar nossos laços com os clientes. Nossos canais de e-commerce não apenas tornam as compras mais simples, mas também incentivam a proximidade e o engajamento com o público. Essa estratégia contribui para aumentar a fidelidade dos nossos clientes. Além disso, implementamos diversas tecnologias em nosso dia a dia, como sistemas de separação, rastreamento, entrega e gestão de pedidos, que aprimoram a experiência de compra.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!