Ouvindo...

Ferramenta proporciona experiência digital no maior museu a céu aberto do mundo

Com versões em português e em inglês, app do Instituto Inhotim oferece roteiros personalizados e desconto em ingressos

Já pode ser baixado gratuitamente nas principais lojas virtuais o novo aplicativo do Instituto Inhotim, que proporciona uma experiência digital integrada com a visita física do museu.

Com versões em português e em inglês, o App Inhotim traz a programação atualizada do Instituto, um mapa interativo, dados sobre pontos de alimentação, visitas guiadas e horários de funcionamento, informações completas sobre galerias de arte, obras, artistas, jardins e destaques botânicos.

Com a nova ferramenta, o visitante pode programar sua visita e criar roteiros personalizados inseridos no mapa do Inhotim e com sugestões de como se preparar para o passeio.

O app também conta com indicações de roteiros desenhados para dias ensolarados com muito calor ou dias de chuva, assim como adaptados de acordo com as condições de mobilidade dos visitantes. O aplicativo ainda oferece um desconto de 10% para a compra de ingressos.

A diretora de Finanças, Pessoas e Estratégia/CFO do Inhotim, Luciana Zanini, explica que a ferramenta tem como objetivo contribuir para a experiência física dos visitantes, que passa pelo deslocamento e pela diversidade de públicos.

“Como somos um destino turístico, nos inspiramos em apps de parques temáticos e de museus, com o olhar para toda a jornada do visitante, ajudando as pessoas a se prepararem para as visitas e a tirar o melhor proveito delas”, esclarece.

Projeto de governança

O projeto faz parte de um movimento de governança que o Instituto tem promovido, que engloba ações voltadas à democratização do acesso, o fortalecimento de sua programação e um maior cuidado com a experiência do visitante.

“Estamos muito animados em lançar um app tão inovador. O Inhotim buscou entender seus públicos, investigar sua vocação, se reaproximar de seu território e repensar sua programação para se projetar para o presente e futuro, conectado ao seu DNA e lugar de inovação e vanguarda”, afirma a diretora-presidente do Instituto Inhotim, Paula Azevedo.

Na sua opinião, estar no Inhotim é uma experiência de natureza presencial, com tempo e ritmo próprios e múltiplas possibilidades de conexão e sentidos.

“Nosso aplicativo visa ajudar as pessoas a extraírem o melhor da experiência do Inhotim, seguindo nossa missão de democratizar cada vez mais o acesso à arte, à natureza e à educação”, complementa.

Leia também

Demandas dos visitantes

O aplicativo começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2024 e teve como ponto de partida uma pesquisa sobre experiência do visitante elaborada com cerca de 1.500 pessoas pela Bain & Company, em um projeto em parceria com o Inhotim.

Questões como navegação, definição de roteiros, informações pré-visitação e sobre a botânica e as obras do Instituto estiveram entre as principais apontadas na pesquisa como pontos de melhoria.

Luciana Zanini ressalta que os visitantes e seus anseios estão no centro da modernização do Inhotim, o que estimula a busca por linguagens e ferramentas conectadas ao comportamento e aos hábitos da sociedade hoje.

“Constatamos que as pessoas que visitam o Inhotim pela primeira vez se sentem sobrecarregadas de informação e estímulos e com a quantidade de decisões a serem tomadas. Ansiedade e o famoso FOMO - Fear Of Missing Out - conflitam com a expectativa de contemplar e relaxar. Atentos a essas percepções, os visitantes ganharam no app um aliado para se planejar, ter mais informações sobre os acervos e os serviços e se localizar melhor dentro do parque”, afirma a diretora.



Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!