O jogo de loteria instantânea da MSL e Loteria Mineira, a Raspadinha, atingiu, em pouco mais de um ano de lançamento, a impressionante marca de mais de 800 mil premiados em todo o estado de Minas Gerais. Lançada oficialmente em outubro de 2023, a Raspadinha é reconhecida pelas grandes chances de ganhar (a probabilidade é que a cada quatro bilhetes, um é premiado) e pela diversão garantida.
São quatro opções de jogos, oferecendo ao apostador a possibilidade de escolher conforme suas preferências de cor, tema e prêmios. Os bilhetes estão disponíveis nos valores de R$2,00, R$5,00 e R$10,00 e se o jogador for premiado, ele pode fazer o resgate de forma instantânea, mediante a validação do cartão. Prêmios podem chegar a 250 mil reais.
Quase um ano após o sucesso da Raspadinha, o Consórcio MSL também lançou, na modalidade de “Loteria Passiva ou Tradicional”, o Trem das 11. Com apenas três meses de existência, o jogo já premiou mais de 12 mil pessoas. Disponível com bilhetes impressos e sorteios semanais, o Trem das 11 oferece prêmios de até R$500 mil na modalidade Completinha.
Além de proporcionar entretenimento, os jogos desempenham um papel fundamental na arrecadação de recursos para programas sociais do governo. Do faturamento líquido, 21% são destinados à Loteria Mineira, com parte desse valor sendo investido em projetos de geração de renda e emprego, além de iniciativas de apoio à construção de creches, hospitais e outras entidades sociais.
A Raspadinha alcançou uma grande adesão em Minas Gerais, e o Trem das 11 já está presente em milhares de pontos de venda, tornando-se facilmente encontrado em todo o estado.
Mercado em expansão
Fruto de um consórcio entre os dois principais provedores globais de loteria, a IGT e a Scientific Games, com mais de 35 anos de experiência e estrutura para operar sistemas lotéricos em mais de 100 países, o MSL conta também com a expertise da empresa nacional da SAGA BGI.
“Somos um grupo com ampla experiência no setor de loterias do Brasil e preparamos investimentos significativos em marketing. Além disso, contamos com o conhecimento de empresas líderes do mercado global”, conta Quattrini.
O segmento segue em expansão em outros mercados do mundo. Na Itália, a IGT e SG lançaram a loteria nacional de bilhetes instantâneos em 2004 e aumentaram as vendas de aproximadamente U$S 400 milhões (quatrocentos milhões de dólares) para mais de U$S 11 bilhões (onze bilhões de dólares). Em Nova Jersey (EUA), IGT e SG administram conjuntamente a loteria desde 2013 e tiveram uma elevação nas vendas anuais em 20%, desde o início do contrato.