O Grupo Patrimar - construtora e incorporadora que opera nos segmentos econômico, médio e alto padrão em Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo - divulgou seus resultados financeiros e operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2024 (3T24) e aos primeiros nove meses de 2024 (9M24).
A Companhia, que fecha os doze meses-encerrados em setembro de 2024 com receita líquida de R$ 1,5 bilhão, manteve foco na rentabilidade e na consistência de retorno, com um crescimento ponderado e atento às condições de mercado, reforçando sua estratégia de longo prazo.
A Receita Líquida do Grupo Patrimar atingiu R$ 1,1 bilhão no acumulado dos nove primeiros meses de 2024 (9M24), representando um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2023. No comparativo de 12 meses encerrados no terceiro trimestre (3T24 LTM), a Receita Líquida totalizou R$ 1,5 bilhão, um aumento de 25% frente ao 3T23 LTM.
O Lucro Bruto no acumulado de nove meses (9M24) foi de R$ 223 milhões, um crescimento de 4% em relação ao 9M23. No período de 12 meses encerrado no 3T24, o Lucro Bruto foi de R$ 302 milhões, 20% superior ao do 3T23 LTM. A Margem Bruta excluindo encargos financeiros avançou para 27,8% no 3T24, 4,7 p.p. acima do mesmo período do ano anterior, demonstrando a retomada de uma margem mais robusta e o compromisso com a rentabilidade.
O ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) anualizado do terceiro trimestre de 2024 alcançou 15,1%, reforçando o alinhamento da Companhia com uma política de retorno consistente e sustentável.
Gestão estratégica
Em um cenário macroeconômico desafiador, com altas taxas de juros e um ambiente de funding mais complexo, o Grupo Patrimar adotou uma postura prudente em relação aos lançamentos, ajustando o ritmo de novas ofertas para atender à absorção do mercado em cada região de atuação.
Felipe Enck Gonçalves, Diretor Executivo de Finança e Relações com Investidores do Grupo Patrimar, destaca que a empresa está reduzindo a velocidade de crescimento para focar em geração de caixa e na diminuição do volume de endividamento.
“O nosso objetivo é fortalecer ainda mais nossa rentabilidade e otimizar nossa estrutura de capital. Ao invés de priorizar o crescimento acelerado, estamos focados em uma estratégia de caixa mais robusta, visando uma recuperação gradual de rentabilidade para estarmos prontos para aproveitar as oportunidades quando o mercado virar,” afirma.
Perspectivas para os próximos trimestres
Alex Veiga, CEO da Companhia, confirma a estratégia que foca em preservar a qualidade de seus ativos e na rentabilidade, equilibrando o crescimento com sustentabilidade financeira.
“Com um landbank de R$ 15,3 bilhões, a Companhia está bem posicionada para novas oportunidades, mantendo um portfólio diversificado e adaptável às mudanças de mercado”, pontua o CEO.
“Vamos intensificar bastante o volume de entregas de empreendimentos nesse próximo ciclo até 2026, como resultado do nosso forte crescimento nos últimos anos, quando multiplicamos o tamanho do negócio em mais de três vezes em lançamentos desde 2020. Chegou a hora de colher os frutos” afirma Lucas Couto, Diretor Executivo Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar.