Recentemente, um número crescente de brasileiros tem se interessado pelo mercado imobiliário dos Estados Unidos, não apenas com o sonho de morar no país, mas principalmente como uma estratégia para fazer investimentos seguros e rentáveis.
Trata-se de uma nova geração de investidores, que está vendo nos EUA um cenário com boas oportunidade de construir e vender imóveis, e alcançar retornos financeiros muito acima do que é possível no Brasil.
Nesse contexto, a atenção tem se voltado para as Affordable Homes (casas acessíveis). Quem está acompanhando de perto a tendência é o engenheiro civil brasileiro Cristiano Pedrosa, fundador da Prime Property Construction, na Flórida. Sua empresa, especializada nesse tipo de construção, tem atendido cada vez mais investidores que desejam “dolarizar” o seu patrimônio em uma combinação de rentabilidade rápida e segurança.
Investimento e retorno em menos de 1 Ano
Affordable Homes são casas projetadas para terem preços acessíveis (até US$ 320 mil) e alto padrão de qualidade. “Em geral, construímos imóveis de 4 quartos e 2 banheiros, com aproximadamente 140 metros quadrados, e conseguimos entregar em um tempo surpreendentemente curto. Todo o processo, da obtenção da licença do imóvel até a venda final da casa do investidor para o seu novo dono, dura entre 8 e 12 meses”, explica Cristiano.
Sim, você leu certo: uma casa “sai do papel”, fica pronta e é vendida em menos de 1 ano.
Mas como isso é possível?
O segredo para a construção rápida envolve uma combinação de práticas de engenharia e estratégias de gestão que tornam o processo mais eficiente. O engenheiro brasileiro explica que as Affordable Homes geralmente seguem projetos padronizados e modelos pré-desenvolvidos, que ajudam a reduzir o tempo de planejamento e a quantidade de ajustes necessários durante a construção.
“Após a compra do terreno e liberação do Permit (licença que autoriza o início da obra), nossa equipe altamente treinada começa os trabalhos e garante que, mesmo com o ritmo acelerado, a qualidade da obra nunca seja comprometida. Geralmente, o Permit da obra demora 2 meses, a construção da casa, 4 meses, e a ela fica disponível no mercado de venda por cerca de 2 meses, totalizando um ciclo de construção e venda de 8 meses. Ou seja, o investidor vê o retorno do seu dinheiro em menos de 1 anos”, conta o engenheiro.
Segurança e rentabilidade para o investidor brasileiro
O mercado de Affordable Homes tem atraído um número cada vez maior de investidores brasileiros, especialmente pela segurança que a dolarização do patrimônio oferece. Mas o que isso significa na prática? Dolarizar o patrimônio é uma estratégia financeira onde o investidor converte seus ativos para uma moeda mais estável, como o dólar americano. Isso ocorre principalmente em momentos de instabilidade econômica, quando o real está sujeito a significativas volatilidades.
Ao investir em construções nos Estados Unidos, os brasileiros protegem seus recursos da desvalorização do real e se beneficiam da estabilidade econômica dos EUA, um dos maiores e mais seguros mercados do mundo.
A forte demanda por Affordable Homes, combinada com os incentivos fiscais do governo dos EUA, torna o modelo de investimento ainda mais atrativo. Esses incentivos facilitam a compra desses imóveis para americanos de baixa e média renda.
Rigor e segurança nas construções
ristiano destaca que o processo de construção na Flórida é meticulosamente supervisionado. A fiscalização rigorosa na Flórida oferece aos investidores transparência e segurança. Cristiano assegura que os imóveis da Prime são construções feitas, seguindo todas as regras do Department of Business and Professional Regulation (DPBR), com alto padrão de segurança e qualidade, respaldadas pelo sistema de fiscalização local.
“Cada casa passa, em média, por 27 inspeções de segurança e estrutura durante a obra, abrangendo desde a fundação (Slab), parte elétrica, ar-condicionado, encanamento (Plumbing), isolamento acústico e térmico, até o telhado. A 28ª inspeção (Final Inspection) garante que a casa esteja pronta para ser entregue com total segurança”, afirma Cristiano Pedrosa.
Um mercado promissor e estável
Para 2025, a expectativa é de um crescimento no setor imobiliário dos Estados Unidos, com uma valorização entre 1% e 2% acima da inflação. Fatores como aumento da renda real e redução das taxas de hipoteca são elementos que devem continuar a impulsionar o mercado, especialmente em regiões como a Flórida, que oferece demanda constante por imóveis.
Com um mercado sólido, a empresa de Cristiano já conta com mais de 50 lotes comprados e 10 casas em construção, em regiões como Citrus Springs, Citrus County, Marion Oaks, e Port Charlotte. Todas elas estão na Flórida, próximas ao “mundo encantado” da Disney! Isso é um grande diferencial para muitas pessoas”, enfatiza o empresário
Experiência que faz a diferença
Com mais 27 anos de experiência em construções, pós-graduado pela Fundação Dom Cabral e mais de 600 obras realizadas no Brasil, Cristiano levou sua experiência para a Prime Property Construction, fazendo da empresa um nome que está ganhando respeito tanto no mercado brasileiro quanto no americano. “A minha experiência prática, tanto no Brasil quanto nos EUA (trabalhei em duas construtoras americanas), permite que a Prime ofereça uma construção segura, eficiente e com resultados concretos para os investidores,” conclui Cristiano.