Um dia repleto de afeto, música, cores, jogos e a recuperação de uma horta com mudas de legumes, verduras e ervas medicinais. Foi assim que 35 voluntários do Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), do Grupo BMG, e funcionários das empresas que pertencem ao conglomerado celebraram o Dia Nacional do Voluntariado, lembrado no Brasil em 28 de agosto.
A ação foi realizada no Lar de Idosos São José, que integra o Sistema Divina Providência, e abriga 105 idosos, no bairro Olhos D´Água, na região Oeste de Belo Horizonte.
“Desde a inauguração do IMFG, em dezembro de 2022, realizamos ações sociais, mas esta foi a primeira em que estabelecemos tarefas e metas para cada pessoa que doou seu tempo para fazer o bem. Já conhecíamos o Sistema Divina Providência, que nos abriu as portas para desenvolvemos as iniciativas”, conta a gestora do instituto, Fernanda Morais.
Os 35 voluntários foram divididos em dois turnos: manhã e tarde, e se desdobraram para desempenhar as tarefas pré-estabelecidas. “Os voluntários fizeram limpeza, recomposição de terra, adubação e replantio de mudas de verduras, legumes e ervas medicinais usadas para chás. O objetivo foi contribuir com a segurança alimentar dos idosos assistidos”, conta Fernanda.
Com o intuito de estimular a criatividade dos moradores do lar, os voluntários decidiram dar mais vida a paredes brancas e pintaram dois murais artísticos – um na área interna e outro na externa.
“Outra ação foi oferecer serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, barbearia e manicure para idosas. Foi organizada uma agenda e separado um espaço onde os inscritos foram atendidos. Além disso, promovemos um momento de recreação, com um bingo, cuja premiação foram itens de higiene pessoal indicados pela diretoria do lar, de uso contínuo dos assistidos”, acrescenta a gestora.