Ouvindo...

Blazer SV chega ao mercado nacional neste semestre e quer revolucionar segmento de elétricos

Autonomia expandida, graças à tecnologia de baterias chamada Ultium, e ferramenta Google Built-in são destaques da nova geração do SUV da Chevrolet

O Chevrolet Blazer SV é o primeiro a estrear no Brasil dentro do projeto da General Motors de eletrificar também o mercado nacional. A partir de agosto, o modelo começa a ser vendido na rede Chevrolet.

Um dos diferenciais da geração de veículos com a tecnologia Ultium, onde se encaixa o Blazer EV, está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para elétricos. Por ser flexível, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.

As baterias possuem uma composição química para proporcionar maior capacidade de armazenamento de energia e maior autonomia, além de maior velocidade de recarga e maior durabilidade.

A tecnologia Ultium tem o formato de placas verticais, onde as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo, que podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (pick-ups e grandes utilitários) no assoalho da plataforma.

No caso do Blazer EV lançado no Brasil, a configuração de baterias do SUV será composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. O veículo tem autonomia de 481 quilômetros, conforme medição do Inmetro.

No Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC), que é 3,5 vezes maior quando comparada a veículos elétricos de gerações anteriores.

Outra novidade do Blazer EV é Google Built-in, que permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

A ferramenta agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, sua relação de destinos até a agenda pessoal.

O tamanho da tela do multimídia do modelo elétrico é especial e merece destaque. São 17,7 polegadas, com sistema nativo programado para aproveitar toda a área do visor e explorar inclusive bordas curvilíneas.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!